Com suporte do Nutead, UEPG e Hospital Regional realizam primeira videoconferência de Medicina

16 DE OUTUBRO DE 2012

Com o suporte técnico do Nutead, no dia 16/10, aconteceu a primeira videoconferência do curso de Medicina da UEPG em parceria com o Hospital Regional de Ponta Grossa e o Instituto de Neurologia de Curitiba. A videoconferência marcou a programação referente ao Dia do Médico (18 de outubro), durante a 60ª Reunião Científica da Diretoria Acadêmica e Centro de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Humano do Hospital Regional.

Citando a videoconferência realizada em maio de 2011 no Nutead, ainda em caráter experimental, interligado à rede de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Everson Krum comenta que o evento desta terça-feira se reveste de um caráter histórico no trabalho e na trajetória do curso de Medicina e do Hospital Regional, que em breve passará para a gestão da UEPG, transformando-se em Hospital Regional Universitário. “Esta conquista é fruto do empenho da universidade em disponibilizar equipamento de última geração para agregar tecnologia às rotinas do hospital, com benefícios que se estendem ao corpo clínico e técnico e aos acadêmicos de Medicina”.

Sobre a importância da videoconferência para o do curso de Medicina e do Hospital Regional, Krum destaca que, com a evolução da internet, com conexões cada vez mais rápidas e em alta definição, a telemedicina se popularizou e é uma realidade no cotidiano da área da Saúde.

“O objetivo é democratizar a informação e fortalecer a formação acadêmica”, diz o médico Rogério Clemente, comentando que esta á primeira das muitas videoconferências que serão realizadas pela UEPG e o HRPG em parceria com hospitais, centros de pesquisa e universidades de vários países. “Trata-se de um sistema que elimina as distâncias e possibilita trazer o paciente para o nosso leito”, afirma, falando sobre a intenção de, em breve, promover a transmissão de cirurgias ao vivo.

Informações: Assessoria de Comunicação UEPG