Recredenciamento Institucional EaD

5 DE MARÇO DE 2013

“Viemos para representar com a maior fidedignidade o que veremos, para depois completarmos a documentação do MEC”. Foram com estas palavras que a Coordenadora do Recredenciamento, indicada pelo MEC-INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), Taís Carolina Bassler Maia, iniciou os trabalhos de avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Esta revalidação credencia a UEPG junto ao MEC para prosseguir com as atividades na Educação a Distância e é um processo periódico obrigatório a todas as Instituições de Ensino Superior que possuam vínculos com a EaD.
A comissão responsável é formada por três Professores Doutores indicada pelo INEP - Aguinaldo Médici Severino (UFSM-RS), Eduardo Burigo de Carvalho (Unisul-SC) e Thaís Carolina Bassler Maia (UFMS). O Professor Eduardo Carvalho lembra que a comissão passou pela UEPG para analisar a realidade da Instituição e preencher um formulário que dê subsídios para a avaliação do MEC-INEP.  Professor Aguinaldo Severino complementa que: “A ideia é que todo mundo melhore sempre, que os programas sejam bons. O interesse aqui não é fechar ou abrir cursos”, enfatiza.
De 25 a 28 de fevereiro, segundo a Professora Hermínia Marinho - responsável na UEPG pelo acompanhamento das atividades da Comissão - estes conferiram a estrutura e instalações da Universidade, como o acesso aos sistemas de informática e de suporte administrativo, serviço de apoio acadêmico, auditórios, laboratórios, bibliotecas, áreas de desenvolvimento de atividades esportivas, recreação e culturais, áreas de convivência, locais de alimentação e serviços. Também, Hermínia Marinho enfatiza que o processo permeou diferentes locais e propostas: Pró-Reitorias, Setores de Conhecimento, reuniões com docentes e discentes, técnicos administrativos, NUCLEAM, Museu Campos Gerais, UATI, programas e projetos de inclusão social, CPA (Comissão Própria de Avaliação), Ouvidoria, entre outros.

A comissão ressaltou que a visita foi satisfatória e que o relatório final ainda não está concluído.