Elementos de Geografia Econômica contemporânea: Arranjos produtivos locais – APLs e o desenvolvimento regional e local - Divulgação

Elementos de Geografia Econômica contemporânea: Arranjos produtivos locais – APLs e o desenvolvimento regional e local - Divulgação

18 DE JUNHO DE 2013

As 45 horas do curso de extensão “Elementos de Geografia Econômica contemporânea: Arranjos produtivos locais – APLs e o desenvolvimento regional e local” tem como objetivo proporcionar aos futuros professores de Geografia uma reflexão elaborada sobre a temática dos APLs, a partir de discussões regionais e locais da Geografia econômica.

As inscrições vão de 24 a 30 de junho, ofertando um total de 60 vagas. O curso será dividido em três semanas de trabalho, quando serão realizadas leituras dirigidas e produção de pequenos textos no AVA.

A previsão de início de atividades é no dia 08 de julho.

 

































Período de Inscrição



24 a 30 de junho



Período de Deferimento das Inscrições



01, 02 e 03 de julho



Publicação das Inscrições Deferidas



04 de julho



Critérios de Deferimento



Alunos do curso de Geografia EaD da UEPG; Ordem de inscrição (data e horário).



Período do Curso



08 a 28 de julho



Coordenador



Prof Dr Luiz Alexandre Gonçalves Cunha e Prof Msc Zaqueu Luiz Bobato



Contato



zaqueudegeo@gmail.com



 

 

Para Saber:

Os estudos com caráter regional e local se fizeram presentes desde a consolidação da Geografia como uma ciência institucionalizada. Desta forma, os enfoques regionais e locais deram importantes contribuições para os estudos geográficos interessados em compreender as complexidades espaciais, no entanto, no final do século XX em meio ao processo de intensificação da globalização da economia, da sociedade, as perspectivas de análises em torno do desenvolvimento regional e local passam a ser questionadas dentro dos círculos acadêmicos e políticos. Os crentes do modelo globalizador apontam para uma homogeneização econômica e social, logo, o regional e o local perderiam “importância”, tornando-se escalas espaciais “orquestradas” pela lógica global. Porém, estudos apontam que isto não está ocorrendo, e os modelos de desenvolvimento pautados em APLs reforçam este pensar, já que encontram no regional e no local, mecanismos geradores de desenvolvimento.

Destaca-se que APL se configura por ser um espaço social, econômico e historicamente construído por meio de uma aglomeração de empresas (ou produtores) similares e/ou fortemente inter-relacionadas, ou interdependentes, que interagem numa escala espacial local definida e limitada através de fluxos de bens e serviços. Para tanto, desenvolvem suas atividades de forma articulada por uma lógica socioeconômica comum, que aproveita as economias externas, o binômio cooperação-competição, a identidade sociocultural do local, a confiança mútua entre os agentes do aglomerado, as organizações ativas de apoio para a prestação de serviços, os fatores locais favoráveis (recursos naturais, recursos humanos, cultura, sistemas cognitivos, logística, infraestrutura etc.), o capital social e a capacidade de governança da comunidade (POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PNDR, 2010).

Acredita-se que a globalização longe de ser homogeneizadora, a mesma vem gerando novas formas de organização, reconfigurando a ordem espacial das atividades econômicas, políticas e organizacionais, desta maneira, impulsionando novos mecanismos de gestão para os territórios. Em meio a este contexto, os APLs inseridos em territórios regionais e locais, usufruindo de “sinergias coletivas” geram impactos positivos, revalorizando tais escalas espaciais.

Durante o curso, inicialmente será abordado a sistematização do conhecimento geográfico a partir do século XIX, período este em que a Geografia passa a adquirir status de ciência institucionalizada. Em meio à consolidação da Geografia como uma ciência dotada de múltiplas vias de compreensão do espaço, será abordada a inserção da perspectiva regional e local nos trabalhos dos geógrafos. Em seguida, dar-se-á enfoque nos estudos de cunho regional e local no caso da Geografia Brasileira. Após ter possibilitado a compreensão do estudo regional e local na Geografia, apresentar-se-á o modelo de desenvolvimento regional e local pautado em Arranjo Produtivo Local (APL), que adentrou no Brasil na década de 1990, passando a ser disseminado para vários Estados, inclusive para o Paraná, que atualmente possui mais de 20 APLs espalhados em seu território, e estes se configuram dentro das políticas do Estado como importantes geradores de desenvolvimento regional e local.

OBJETIVOS DO CURSO

- Geral: Atualizar o futuro professor de Geografia do ensino básico em elementos fundamentais da Geografia Econômica Contemporânea.

- Específicos: Refletir sobre a importância da escala regional e local em um contexto histórico e geográfico dominado pela globalização; Compreender o papel dos APLs nos processos e projetos de desenvolvimento regional e local; Entender a importância dos novos elementos da Geografia Econômica na renovação do ensino de Geografia no ensino básico.

 METODOLOGIA DE EXECUÇÃO


1a Semana: O enfoque regional e local em meio à consolidação da ciência geográfica.


2a Semana: O papel das escalas geográficas, regional e local em meio a lógica globalizadora; Os APLs no Brasil e no Estado do Paraná.

3a Semana: A importância do enfoque regional e local refletido no formato de organização da produção em APL, em meio a dinâmica da globalização.


AVALIAÇÃO


Atividade Avaliativa: Texto semana 01. A partir das leituras dos textos científicos que foram disponibilizados, o aluno terá que realizar uma atividade. A atividade consistirá em postar um texto dissertativo de no mínimo quinze (15) linhas, evidenciando o contexto histórico e geográfico de inserção dos estudos regionais e locais na ciência geográfica a partir do século XIX (institucionalização da Geografia). (VALOR: 30 PONTOS).

Atividade Avaliativa: Responder questionário da semana 02. A partir das leituras dos textos científicos que foram disponibilizados, você terá que responder o questionário marcando (C) para a alternativa que for correta e (E) para a alternativa que estiver errada. (VALOR: 30 PONTOS).

Atividade Avaliativa: Elaborar um texto dissertativo de no mínimo quinze (15) linhas, evidenciando o que compreendeu levando em consideração toda a abordagem realizada no curso. (VALOR: 40 PONTOS).

(Texto Semana 1+ Questionário Semana 2 + Texto Semana 3) = 100 pontos. A nota final deve ser superior a 70 pontos para aprovação do aluno.

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