Diversidade Étnico-Racial e de Gênero - Divulgação

30 DE JULHO DE 2013

De segunda-feira (05 de agosto) até o dia 11/08 ficarão abertas as inscrições para o curso de extensão “Diversidade Étnico-Racial e de Gênero”, coordenado pela Professora Drª Aparecida de Jesus Ferreira. O curso é gratuito - com atividades durante três semanas (60h) - e é ofertado para a comunidade interna da UEPG (cursistas UAB; Pró-Licen; tutores e professores UAB; alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEPG presencial; professores do ensino fundamental e médio e professores PDE).

São ofertadas 100 vagas: 50 vagas alunos UAB; 10 vagas Acadêmicos graduação e pós-graduação presencial; 10 vagas professores Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas coordenadores de polos e tutores e 20 vagas Professores PDE. Durante o curso vão acontecer discussões e leitura de textos e vídeos, participação em fóruns online, atividades para serem postadas online e webconferência.

O curso começa suas atividades no dia 19 de agosto.

Período de Inscrição 05 a 11 de agosto
Período de Deferimento das Inscrições 12 a 14 de agosto
Publicação das Inscrições Deferidas 15 a 16 de agosto
Critérios de Deferimento  Ordem de inscrição (data e horário)
Período do Curso 19 de agosto a 08 de setembro
Coordenadora Aparecida de Jesus Ferreira

Para Saber: A presente proposta busca congregar professores/as e acadêmicos/as interessados em discutir as relações étnico-raciais e de gênero, com vistas a construção de propostas pedagógicas que auxiliem na elaboração de políticas públicas e na implementação de ações que visem à desconstrução de estereótipos e preconceitos que se fazem presentes no cotidiano escolar. Trata-se de uma proposta que buscará auxiliar na construção de uma educação democrática e mais igualitária. Para tanto, a proposta abarcará duas temáticas básicas: as relações étnico-raciais e as relações de gênero. O curso pretende possibilitar informações para a melhora do processo de ensino/aprendizagem em sala de aula a partir de reflexões sobre diversidade étnico-racial e de gênero e identidade. O curso tem também como objetivo integrar professores e alunos.

OBJETIVOS DO CURSO:

• Propiciar embasamento teórico-prático aos participantes para ser incorporado no currículo escolar a discussão da diversidade étnico-racial e de gênero e as questões identidade na Educação Básica.

• Colaborar com o processo de formação continuada e refletir sobre como o racismo, preconceito, discriminação foi construído historicamente e socialmente e como pode ser desconstruído.

• Discutir os documentos oficiais tais como: A Lei 10639/2003, que alteram artigo 26 Ada LDB/96, estabelecendo obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino básico Público e Privado.

• Possibilitar a reflexão e a construção de práticas pedagógicas que visem à quebra de estereótipos e preconceitos concernentes às relações étnico-raciais e de gênero no currículo e no ambiente escolar.

AVALIAÇÃO: A avaliação será através da participação nos fóruns online, discussões, escrita de autobiografia e avaliação final online. Unidade I – Atividade 1 (valor 30) – Primeira semana; Unidade II – Atividade 1 (valor 30) – Segunda Semana; Unidade III – Atividade 1 (valor 40) – Terceira Semana; Avaliação final – (100) – Terceira Semana.