Espaço escolar e diversidade sexual: esse é um tema da educação? - Divulgação

Espaço escolar e diversidade sexual: esse é um tema da educação? - Divulgação

11 DE SETEMBRO DE 2013

A partir do dia 16 de setembro os alunos de Licenciatura em Pedagogia e Geografia da modalidade a distância podem se inscrever no curso de extensão gratuito “Espaço escolar e diversidade sexual: esse é um tema da educação?”. Ofertando 50 vagas, as atividades têm como objetivo capacitar professores para a criação de práticas pedagógicas de orientação ao respeito à diversidade sexual na escola.


O curso acontece em três semanas e é coordenado pelo Professor Marcio Jose Ornat, do Departamento de Geografia.


A data de início do curso é 30 de setembro.



































Período de Inscrição



16 a 22 de setembro



Período de Deferimento das inscrições



23 a 25 de setembro



Publicação inscrições deferidas



26 a 27 de setembro



Critério de deferimento



Alunos de Licenciatura em Pedagogia e Geografia EaD; ordem de inscrição (data e horário)



Período do Curso



30 de setembro a 20 de outubro



Coordenador



Prof. Dr. Marcio Jose Ornat (DEGEO)



Contato



geogenero@gmail.com



Para saber: A sexualidade como elemento componente do espaço escolar tem provocado uma série de questionamentos sobre os limites sentidos pelos educadores(as) no tratamento de conflitos e na construção de estratégias que superem as diversas manifestações discriminatórias relativas à diversidade sexual. Educadores(as), para além de seu papel formal no espaço escolar, são pessoas que se compõem de valores morais e posições ideológicas e muitas vezes, eles mesmos são dispositivos da discriminação. As conquistas no combate ao preconceito no espaço escolar tem como importante desafio a formação de pessoas que desenvolvam uma prática educativa de respeito à diversidade sexual. O Ministério da Educação (MEC) vem desenvolvendo esforços para superar o papel da escola como promotora da discriminação. Para tanto, é necessário a promoção de discussões sobre a necessidade urgente de elaboração de caminhos alternativos, sob a perspectiva feminista e não sexista. Assim, esta proposta está alinhada com as políticas educacionais brasileiras e será desenvolvida de forma a utilizar as práticas cotidianas dos professores que participarão do curso.

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