Alunos de Geografia realizam visitas de campo, do polo de Paranaguá

9 DE OUTUBRO DE 2013

Alunos da 2ª entrada (2011) do curso de Geografia do polo de Paranaguá, na modalidade a distância, juntamente com coordenadores do curso, professores formados e tutores fizeram no dia 28 de julho trabalhos de campo. O objetivo da iniciativa é expandir o conhecimento adquirido nas aulas e criar ligações entre o conhecimento teórico e prático. “A oportunidade vem para ampliar o conhecimento e colocá-lo em prática, já pensando em metodologias para eles utilizarem em sala de aula”, diz o coordenador do curso de Geografia a distância, professor Gilson Campos Ferreira da Cruz.

A idéia de se fazer saídas de campos vem sendo incentivada pela coordenação de curso em todas as visitas aos polos. No caso do polo de Paranaguá, por iniciativa dos acadêmicos - liderados pela Lais, José Mauricio e Adriana - foi possível desenvolver as atividades de campo.

O projeto foi realizado por alunos do Polo de Paranaguá, orientados pelo Professor Douglas Rundvalt e o coordenador Professor Dr. Gilson Cruz. O resultado foram duas saídas de campo, a primeira realizada na Ilha de Cotinga litoral paranaense no dia 28/07/2013, quando os alunos puderam entrar em contato com a região tendo outra visão do local onde moram, lançando um ‘olhar geográfico’ sobre ele e, podendo assim, associar várias disciplinas que estudaram e continuam estudando durante o curso como Geografia Cultural, Biogeografia, Geografia Econômica, dentre outras. Em outro momento, foi organizada uma  prática de campo na região dos Campos Gerais no Segundo Planalto Paranaense, no Parque estadual do Guartelá (Tibagi-Pr). “A recepção dos alunos foi excelente. Esta primeira experiência tinha o objetivo de não ficar restrito a sala de aula e apresentar ideias novas para a educação a distância”, explica o professor Douglas Rundvalt.

Os professores que organizaram essas práticas acreditam que podem ‘quebrar’ uma barreira criada ao longo do tempo, mostrando ser possível um ensino da modalidade a distância com práticas de campo, conseguindo assim aproximar docentes e discentes e trocar informações durante essas práticas. Cerca de 25 alunos participaram das saídas de campo e receberão certificados de participação.