PAFC 2013 encerra com apresentação de resultados e entrega do prêmio "Inovações Educativas e Ensino Virtual"

12 DE NOVEMBRO DE 2013

“O PAFC 2013 se destaca pelo Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual; pela oportunidade dos professores, coordenadores, tutores e gestores inscreverem suas práticas de diversos contextos de aprendizagem e serem premiados por isso”, conta Cláudia Muller, Coordenadora do PAFC. Na terceira edição do Plano Anual de Formação Continuada, 350 cursistas participaram. Cláudia pontua que foram necessários três anos de capacitação para começar a sistematização do conhecimento adquirido. “Passamos da capacitação para a aplicabilidade, para o registro, para a produção de fato. Isto é um avanço/passo importante para o Nutead”, diz.

O encontro presencial de encerramento aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro, no Grande Auditório da UEPG, no Campus Central. A abertura do evento contou com a apresentação da Banda Affinitas Banda Show, da APAE. A banda apresentou 40 minutos de músicas e empolgou a plateia. Depois, houve a entrega de premiação do “Inovações Educativas e Ensino Virtual”.

“É gratificante ser convidada para lançar o livro com experiência em EaD, é consolidação do trabalho, compartilhando esperando que a gente possa somar”, afirma Dênia Falcão. Ela é responsável pelo livro, fruto de sua tese de doutorado, “A metodologia da autoavaliação institucional no ensino a distância”. O livro foi lançado no primeiro dia do PAFC. Ainda no primeiro dia de evento, aconteceu o lançamento de outros dois livros: Recursos Multimídia para Educação e Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas.

No dia 09, segundo dia de evento, houve apresentação dos resultados do PAFC 2013 e do Plano Inovador de Capacitação (PIC). Na sequência, todos os 14 trabalhos premiados foram apresentados pelos respectivos autores. A coordenadora geral do Nutead, Leide Mara Schmidt, destaca que a capacitação de professores, formadores, tutores e coordenadores de polo é extremamente importante, porque, na sua visão, a educação a distância depende desta aprendizagem para ter qualidade. “Quanto mais trabalharmos nos planos de formação, melhores serão nossos cursos na nossa instituição”, explica.

Alice Ramos é tutora do curso de geografia há três anos, no Polo de Telêmaco Borba. Na segunda edição do PAFC em que participa, lembra que se inscreveu no plano na busca por subsídios para desenvolver seu trabalho no polo em que trabalha. “Tudo que aprendi e vivenciei neste ano, no PAFC 2013, vamos poder levar tanto para a tutoria quanto para nossas classes no ensino médio, lá na nossa escola. Nosso conhecimento vem sendo aplicado na tutoria e no dia-a-dia nos nossos polos”, conta.

PRÊMIO

Promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), o prêmio teve suas inscrições em maio e junho. A iniciativa visou incentivar o relato de experiências inovadoras em educação aberta, flexível e a distância. O prêmio contou com mais de 50 inscritos nas três categorias: Docência, Gestão e Tutoria e teve 14 trabalhos premiados. Os responsáveis pelos trabalhos premiados receberam medalhas, certificados e os primeiros colocados, um tablet cada um.

Ainda, os trabalhos premiados deram origem ao livro “Inovações Educativas e Ensino Virtual”, editado pela Editoria Estúdio Texto e lançado durante o seminário de encerramento do PAFC 2013.

Na entrega do Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual, a professora Leide Mara Schmidt fez homenagem especial à coordenadora do PAFC, Claudia Müller, pela sua dedicação ao programa. Na ocasião, entregou uma medalha de ouro à Claudia Muller, ressaltando a importância da professora para o desenvolvimento do PAFC em suas três edições.

Na categoria ‘Gestão’, a primeira colocação ficou com o projeto “Portabilidade da informação: iniciativas de acesso aberto à produção científica na UEPG”, de Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos; em segundo, “Gestão de polo”, de Maria Aparecida Madureira Chaves; e em terceiro, “Análise da usabilidade da interface do ambiente Moodle/UEPG”, de Albino Szesz Júnior e Thiago Evaristo Wenceslau Moreno. Foram concedidas menções honrosas a Carmem Silvia Simão Carneiro e Albino Szesz Júnior, pelo trabalho “Sistema de suporte online como ferramenta de apoio na gestão de EaD”; e a Rosiane Silva, pelo projeto “Coordenação de tutoria em EaD: das dificuldades para as possibilidades”.

O primeiro lugar da categoria ‘Docência’ foi para o trabalho “Usando recursos gratuitos online”, de Reinaldo Mayer; o segundo lugar para “Registro de classe: um diálogo sobre os saberes-fazeres docentes”, de Cícero Luis de Souza; e terceiro lugar para “O uso das ferramentas de interatividade no ensino de História”, de Simone Aparecida Pinheiro de Almeida e Rosana Nadal de Arruda Moura. Três menções honrosas foram conferidas a Alex Caetano da Silva, pelo trabalho “As redes sociais contribuindo para o ensino e aprendizagem; experiência como os alunos na disciplina de Geografia do ensino médio em Colombo-PR”; Joseli Daher Vieira, por “Experienciando o uso do Ipad, como ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem da disciplina de História, no ensino fundamental”; e Cleonice de Fátima Martins e Luciane Ferreira Clarindo, com o trabalho “O uso das mídias educacionais no contexto da EJA: reflexões sobre (re)construções de identidade”.

Na categoria 'Tutoria', o 1º Lugar foi de Liliane Barbosa Corrêa, com “O conhecimento sobre Grupos e Operatividade como recurso potente na atuação do tutor de EaD”; o 2º lugar ficou com o trabalho "Estratégias para promoção de interatividade e sociabilidade favorecedoras do ensino aprendizagem no ambiente virtual", de Rosemeri Rocha e o 3º lugar foi concedido a Julio Cesar de Souza, com "Meu Canal do You Tube".