Nutead abre inscrições para cursos de extensão para professores e comunidade

1 DE SETEMBRO DE 2017

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre inscrições para os cursos de Tutoria na EaD e Aprendizagem Baseada em Problemas e Movimento Maker. O primeiro destina-se ao público geral interessado em EaD e o segundo é voltado para pesquisadores, professores, gestores e profissionais atuantes na área de educação pública ou privada. Ambos são cursos pagos e as inscrições devem ser realizadas através do portal do núcleo (http://ead.uepg.br/site/).

O objetivo do curso de Aprendizagem Baseada em Problemas e Movimento Maker é “apresentar ao profissional da Educação abordagens inovadoras que possibilitem aprendizagens significativas, contribuindo para o processo de desenvolvimento dos alunos de maneira autônoma e participativa, através de situações e trabalhos de troca de saberes”, ressalta a coordenadora do curso Claudia Cristina Muller.

Na ementa estão previstos assuntos como Linguagens digitais e suas inovações, Design Thinking, Movimento Maker, Experiências de Metodologia STEAM no Brasil e no mundo, A criação de FabLabs, FabLabs no Brasil e no mundo, Impactos culturais nos processos de ensino-aprendizagem, Produção de recursos e experiências educacionais incorporados às linguagens digitais.

As inscrições encerram dia 18 de setembro. Professores da UEPG que comprovarem vínculo empregatício com a instituição estão isentos da taxa para se inscrever no curso. Para os demais interessados será cobrado o valor de R$ 80. As aulas acontecem no período entre 02 de outubro e 05 de novembro, com carga horária de 40 horas.

O curso de Tutoria na EaD é voltado para o público em geral interessado em EaD. Conforme a coordenadora do curso, Maria Luzia Bertholino, o curso “tem como finalidade preparar profissionais para atuarem como tutores na Educação a Distância”.  São 120 vagas e as aulas serão realizadas entre os dias 03 de outubro e 07 de novembro, somando 40 horas. As inscrições encerram dia 16 de setembro. Este curso é aberto à comunidade, a taxa também custa R$80 e será realizado a distância.