CAPES anuncia oferta de curso de extensão em âmbito nacional nas IPES

7 DE JUNHO DE 2018

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza, até dia 06 de julho, as inscrições para o curso de extensão ‘Acolhimento UAB’, em âmbito nacional, nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). O curso destina-se aos estudantes que ingressaram recentemente em curso superior pertencente ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O anúncio foi feito, ontem (06), pela a Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES, através da Coordenação-Geral de Programas e Cursos em EaD, em parceria com o Laboratório de Tecnologia e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG/LabTIME).

Conforme nota oficial da DED/CAPES, o objetivo do curso, que compreende três módulos, é “capacitar, principalmente, os entrantes dos cursos de educação a distância, sem ignorar, contudo, aqueles que já fazem uso da metodologia de educação a distância, possibilitando-lhes uma experiência de aprendizagem mais efetiva e com retornos mais substantivos para o aluno e para o nível de escolarização dos brasileiros”. Ao todo são 5.000 vagas e os módulos serão ofertados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), totalizando uma carga horária de 180 horas.

Ainda de acordo com a nota oficial da CAPES, para ser certificado, o aluno deverá realizar as atividades e as avaliações nos prazos estipulados, ler todo conteúdo, responder as atividades de interação e realizar a avaliação final, atingindo, no mínimo, 60% de aproveitamento. O primeiro módulo ofertado, Tecnologia da Informação e Comunicação possui uma carga horária de 60 horas e abrange cinco minicursos com os seguintes tópicos: I. O estudante de educação a distância: como se organizar para os estudos e ambientes virtuais de aprendizagem; II. Sociedade em rede; III. Educação a Distância; IV. Mídias na educação; e V. Evolução tecnológica: computadores e dispositivos móveis.

O segundo módulo aborda a disciplina de Matemática, também com carga horária de 60 horas distribuídas em onze minicursos: I. Conjuntos Numéricos e propriedades dos conjuntos; II. Operações com números naturais; III. Operações com números inteiros; IV. Operações básicas com números racionais/fracionários; V. Operações com números racionais: decimais; VI. Dízimas e números irracionais; VII. Potenciação e Radiciação; VIII. Expressões; IX. Equações; X. Trigonometria; e XI. Funções.  Já o terceiro módulo trata da disciplina de Português e prevê dois minicursos: I. Conceitos, processos e desafios da leitura, da interpretação e da escrita, e II. Sequência avançada: aprofunda aspectos importantes de leitura, interpretação, escrita e norma culta.

A CAPES determinou como forma de ingresso no curso que os alunos, preferencialmente, do 1º período do curso de graduação na modalidade licenciatura, sejam indicados pelos coordenadores de seus respectivos cursos, uma vez que o número de vagas não atende totalmente à demanda nacional. “A indicação seguirá critérios objetivos que definirão uma hierarquia dos alunos elegíveis ao curso. Os critérios variam segundo o período de ingresso na universidade e com a modalidade do curso de graduação”, destaca a nota oficial.