Coordenação geral do NUTEAD realiza reunião com coordenadores de curso

6 DE SETEMBRO DE 2018

Como forma de apresentação da nova diretoria e para a discussão de temas pertinentes, a coordenação geral do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na manhã de hoje (06), a primeira reunião de trabalho com a equipe de coordenadores dos cursos de graduação ofertados a distância. Na oportunidade, esteve presente também o responsável pela a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da UEPG, Edson Luis Marchinski.

A pauta de reunião tratou sobre princípios e objetivos de gestão até 2022; gestão de bolsas e gestão financeira; situação do edital nº 05/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); planejamento pedagógico; agenda de reuniões e informes.

O diretor geral do NUTEAD, Carlos Willians Jaques Morais, em parceria com a coordenadora pedagógica, Kelly Cristina Ducatti da Silva, e coordenadora de convênios, Cristiane Aparecida Woytichoski, explicou que a reunião com as diversas equipes que compõem o núcleo são indispensáveis para “ir além da perspectiva de fazer do núcleo um espaço de conhecimento, mas também de construção contínua e dinâmica, através do olhar sensível de seus docentes em prol do interesse público”.

Para tratar sobre a padronização do pedido de bolsas por meio dos parâmetros oficiais exigidos pela CAPES, o coordenador geral da CPS, Edson Luis Marchinski, contou que até o final de setembro, vai encaminhar a todas as coordenações de cursos um tutorial com as orientações estabelecidas para que, desta forma, possa garantir celeridade ao processo de requerimento de bolsas. Marchinski orientou ainda sobre as novas exigências para cadastramento de novos bolsistas, testes seletivos para a escolha dos docentes que vão ministrar as disciplinas ou ata departamental, desvinculamentos de docentes e situações de pagamentos de bolsas em casos de reofertas.

Na sequência, foi discutida a situação do edital CAPES nº 05/2018 onde é tratada a chamada para articulação de cursos superiores na modalidade EaD no âmbito do Programa UAB (Universidade Aberta do Brasil). “Este cenário em que vivemos, onde a CAPES divulgou corte de orçamento para o programa UAB em 2019, é bastante delicado. Precisamos estar atentos aos pedidos de cursos, inclusive de pós-graduação, para nossa instituição na modalidade a distância sem deixar de contemplar os cursos de graduação existentes e que estão em andamento”, pondera Morais.

Para ele, a medida anunciada pela CAPES, em agosto deste ano, já trouxe impacto. O coordenador geral explica que “das 4 mil vagas solicitadas para ofertas de cursos foram aprovadas apenas 1.500. A discussão feita pelo Fórum Nacional de Coordenadores UAB é que seja possível ampliar este número para 1.650”. Sobre o planejamento pedagógico para o próximo ano letivo, coordenadores receberam orientações sobre calendário, prazos e atendimentos de demanda, estágio, TCC, (pré) matrículas, formaturas, atendimentos aos polos de apoio, formação de tutores, professores e agentes.

Para encerrar, a equipe de Designer Educacional do NUTEAD realizou uma breve apresentação sobre recursos interativos que podem ser utilizados para incrementar a produção do material dos docentes e que estão disponíveis para uso. Conforme, a designer educacional, Cristine Isabel Simão, “quando são apresentadas estas ideias, na verdade, há uma tentativa em auxiliar o trabalho do professor e não discutir a qualidade do que já é apresentado”.

Na oportunidade, coordenação geral e coordenadores de cursos puderam conferir também o recurso de inserção de vídeos interativos, os quais o professor pode utilizar para tornar mais dinâmico o aprendizado do conteúdo. A ideia é tornar esta sugestão em oficina para compartilhar, com os demais docentes, sobre mais recursos.