Nutead

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (NUTEAD), é um Órgão Suplementar diretamente vinculado a Reitoria, que fornece suporte para todos os cursos e programas semi-presenciais e a distância existentes na UEPG. Criado em 08 de agosto de 2002 (parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEPG nº 052/2002), tem por finalidade democratizar o acesso a educação em todas as suas modalidades e incentivar a comunidade acadêmica a criar e implementar projetos, programas e cursos de graduação, de pós-graduação, de extensão e sequenciais – ministrados nas modalidades semi-presencial e a distância, utilizando-se das novas tecnologias de informação e comunicação.

Este núcleo conta com equipes pedagógica, técnica e administrativa, capacitadas para planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar todas as iniciativas de educação aberta e a distância desenvolvidas pela UEPG, bem como dispõe dos equipamentos, auditórios, salas de aulas e laboratórios necessários para o desenvolvimento dessas atividades. Por sua estrutura e funções, tem se destacado no desenvolvimento de projetos de formação inicial e continuada de docentes, mediante o estabelecimento de parcerias com órgãos públicos e privados.

O núcleo administrativo está instalado na Central de Salas de Aulas do Campus de Uvaranas da UEPG, onde temos a secretaria de apoio administrativo, coordenação geral, laboratório, auditório, equipe de gestão das tecnologia de informação (suporte) e a equipe de produção responsável pela elaboração, produção e remessa dos materiais impressos.


Estrutura técnica

O auditório, com capacidade para 50 pessoas, e o laboratório, com 22 microcomputadores para capacitações, contam com diversos recursos multimídia para interação.  Todos os ambientes têm ainda condicionadores de ar e móveis apropriados.

Com relação à estrutura de serviços, o NUTEAD conta com um parque de servidores (virtuais e físicos instalados em um ambiente apropriado com refrigeração e segurança) que atendem a todos os usuários dos sistemas. Estes equipamentos são responsáveis em disponibilizar o canal público de comunicação – PORTAL , ambiente virtual de aprendizagem – AVA e os sistemas de conferência. Com a crescente demanda, ofertas e novos projetos, o NUTEAD está sempre atualizando os equipamentos de grande porte e implantando novas tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços prestados, oferecendo novos meios de integração e interação entre alunos, tutores e professores.

 

Competência

  • Estabelecer diretrizes e coordenar ações relativas à Educação Aberta e a Distância (EaD) no âmbito da UEPG.

Atribuições

  • Emitir parecer técnico nas propostas referentes a cursos e programas a distância;
  • Desenvolver pesquisas sobre a utilização de tecnologias no processo educacional;
  • Avaliar o impacto dos programas e cursos realizados;
  • Organizar eventos;
  • Promover capacitação de recursos humanos em EaD;
  • Desenvolver e aperfeiçoar programas e cursos;
  • Fornecer suporte para a realização de projetos de EaD;
  • Viabilizar recursos humanos, financeiros e materiais para o desenvolvimento de projetos em EaD.