Conferências

São usadas para transmissões de aulas em tempo real ou previamente gravadas, onde pode permitir a interação dos envolvidos. O NUTEAD trabalha com o sistema de videoconferência e webconferência. Dentro do projeto de ampliação, o núcleo sempre está na busca de novos recursos tecnológicos para melhorias.

Serviços disponíveis pelo NUTEAD:

  • Aulas a distância
  • Qualificações, bancas e defesas de TCC
  • Transmissões de eventos *
  • Conferências internacionais

 

Estúdios

O NUTEAD possui 6 (seis) estúdios que permitem a interação com alunos e polos por meio do uso das tecnologias de webconferência e videoconferência, diretamente para sua casa ou nos pólos de apoio presencial. Cada estúdio é equipado com câmeras, computador, câmera documentos, microfones especiais, televisores LCD, lousa digital, notebook, ar condicionado,  iluminação especial e isolamento acústico apropriado.

Auditório

Um auditório com suporte de recepção as tecnologias de vídeo e webconferência – com capacidade para receber até 50 pessoas – que possui ainda equipamentos de apoio como notebook, projetores multimídia, quadro interativo, tela de projeção, Televisor LCD, câmera documentos, condicionador de ar, microfones e sistema de som ambiente.

Webconferência

A webconferência difere de outras tecnologias de conferência por oferecer a interação utilizando apenas computadores com alguns recursos adicionais (conexão a internet, uma webcam e sistema de som, em ambientes maiores é utilizado projetores), tendo um alcance maior, simplicidade no uso e operação, com a vantagem do baixo custo de implantação.

Atualmente o NUTEAD/UEPG possui uma parceria com a RNP (convênio UAB), que disponibiliza o ADOBE CONNECT como solução de webconferência a esta instituição (no momento, limitado a 100 participantes). Outras ferramentas estão disponíveis para transmissão, mas seu uso depende da necessidade da transmissão.

 

Videoconferência

Para realizar uma videoconferência, é necessária a aquisição de um equipamento específico, outros itens como computadores e câmeras deverão ser adquiridos separadamente. Sua instalação deve ser realizada em ambientes preparados (salas de reuniões ou auditórios, com projetor e conexão a internet em banda larga). Possui alto grau de confiabilidade e qualidade em transmissões (inclusive de longa distância).

Por ser necessário um equipamento específico para o funcionamento do sistema, este já deve estar instalado, configurado e funcionando com todos os itens adicionais (Unidade, câmera, projetor, computador, conexão a internet) no local. O NUTEAD não irá ceder equipamentos ou unidades de videoconferência para transmissões de eventos. Os equipamentos  do  NUTEAD permitem até 4 conexões (apresentador/local do evento + 3 convidados) por estúdio. Receber transmissões de outros locais/instituições implica previamente em testes de comunicação entre equipamentos.

Atualmente, somente o NUTEAD possui infraestrutura, equipamentos e suporte para recepção e transmissão por videoconferência na UEPG. Alguns polos possuem suporte para receber conferência por esta tecnologia (necessário consultar disponibilidade de cada polo e autorização de uso).