Curso Normal Superior

O Curso Normal Superior com Mídias Interativas (CNSMI) foi criado, mediante solicitação e apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, para atender a exigência legal e a necessidade pedagógica de graduar, em nível superior, todos os professores atuantes nas redes oficiais de ensino, até o ano de 2007, conforme prescreve a LDB, Lei n° 9.394/96.

Este curso foi ofertado de 2000 a 2005, conforme convênio estabelecido entre as partes interessadas e graduou, em nível superior – licenciatura, docentes para atuação multidisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante atividades presenciais e a distância, com a utilização de Mídias Interativas.

As mídias interativas são modernos recursos tecnológicos utilizados na comunicação a distância, que permitem interação síncrona e assíncrona entre seus diferentes usuários. Dentre elas, destacam-se: videoconferências, teleconferências, laboratório de aprendizagem on-line e acesso a redes de comunicação virtual (Internet). O uso desses recursos permitiu a oferta simultânea do Curso em vários municípios paranaenses, com os alunos interagindo a distância, em tempo real, com seus colegas, professores e tutores, além da atividades presenciais e atividades on-line, que compuseram o currículo.

O Curso Normal Superior foi o pioneiro na implantação da educação a distância na UEPG. Ao assumir a responsabilidade de ofertá-los, a UEPG adquiriu a experiência necessária para expandir os programas de EaD na instituição, pois formou uma equipe de docentes e servidores capacitados para tal fim.

O sucesso dessa primeira experiência em EaD levou a Universidade Estadual de Ponta Grossa a criar o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância – NUTEAD, para expandir esta modalidade educacional.

Fechar