Plano Anual de Formação Continuada em EAD

Como foi criado

Este plano, uma parceria da UEPG com MEC/CAPES/FNDE, contempla ações de formação consistentes e atualizadas envolvendo conteúdos, mídias, metodologia e avaliação em EaD, além de estimular a construção de redes, intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva do conhecimento, valorizando a relação professor X tutor X aluno.

 

Objetivos

  • Oportunizar aos docentes, tutores e técnicos que não realizaram as edições anteriores do PAFC, a formação inicial em conteúdos, metodologias, mídias, tutoria e avaliação em educação a distância.
  • Promover o aprofundamento em conteúdos, metodologias, tutoria, mídias e avaliação da EaD aos docentes, tutores e técnicos que realizaram as demais ofertas, garantindo assim a proposta de formação continuada da UEPG.
  • Instrumentalizar:
    • o os docentes, com dados das diferentes realidades e das necessidades dos estudantes.
    • o os tutores, com conhecimentos referentes ao trabalho que tais docentes desenvolvem nos diferentes momentos de interação e com conhecimentos que os fundamentem para o trabalho de orientação das diferentes ações propostas para o curso;
    • o ambos (docentes e tutores) com os princípios e objetivos dos cursos e suas diretrizes metodológicas, capazes de integrar a todos em torno de um projeto pedagógico comum, articulação cuja responsabilidade se atribui à coordenação do curso;
    • o os demais componentes da equipe EaD que devem dominar não somente suas atribuições específicas, mas conhecer o trabalho dos demais e articular-se com todo o conjunto.

Eixos

  • Formação consistente e atualizada de coordenadores, professores, tutores e técnicos nos conteúdos, metodologias, mídias e avaliação na modalidade de Educação a distância.
  • Formação teórica sólida e consistente sobre educação e sobre os princípios políticos e éticos pertinentes à sua atuação.
  • Ação afirmativa de inclusão digital, viabilizando a apropriação pelos profissionais das tecnologias de comunicação e informação e seus códigos.
  • Estímulo à construção de redes para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva do conhecimento.
  • Valorização na relação professor x tutor x aluno no que se refere às dimensões ética, técnica, humana e política.
  • Organização do trabalho/atividades de forma a estabelecer uma relação de respeito e confiança com os alunos.
  • Valorização da docência, das questões de ensino e da formação para o exercício do magistério.
  • Observação do princípio da simetria invertida na condução do processo de ensino-aprendizagem.
  • Valorização da participação, do questionamento, da discussão e do debate em situações de ensino-aprendizagem (plataforma Moodle, chats, fóruns, web conferência, entre outras).
  • Utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação como recursos para o ensino, pesquisa, extensão e também para a formação profissional.

Público Alvo

  • Professores pesquisadores e formadores atuantes nos diferentes cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UAB/UEPG;
  • Tutores atuantes nos diferentes Cursos ofertados pela UAB/UEPG;
  • Coordenadores de Curso e de Tutoria, de Graduação e de Pós-Graduação
  • Coordenadores de Pólo de Apoio Presencial, vinculados à UAB/UEPG.
  • Equipe técnica-pedagógica e administrativa do Núcleo de Educação Aberta e a Distância – NUTEAD/UAB – UEPG, envolvidos no planejamento, gestão e execução do Plano de Capacitação em EaD, vinculados à UAB/UEPG.
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