PAFC - Edição 2015

PAFC - Edição 2015

Plano Anual de Formação Continuada em EaD - 2015


Durante o ano de 2015 o Plano de Formação Continuada (PAFC) irá realizar sua 5ª Edição, dando continuidade às atividades desenvolvidas nos anos anteriores.
São ofertadas 400 vagas para professores, tutores, coordenadores e técnicos atuantes na Educação a Distância, vinculados a UEPG/UAB.
Na edição de 2015 vão acontecer dois encontros presenciais OBRIGATÓRIOS e seis cursos no ambiente virtual e também a oferta do prêmio “Inovações Educativas e Ensino Virtual”, que vai premiar as melhores práticas envolvendo tecnologia e educação.

 

Consulta de Frequência


 

Crachá de Frequência


 

Atividades Presenciais


Seminário de Abertura do PAFC 2015, dias 13 e 14/03 - LOCAL: CINE TEATRO PAX (Localizado à Rua Dr. Antônio Russo  n° 28 – Oficinas, Ponta Grossa)

  • Dia 13/03, às 19h - Abertura e palestra "Design educacional: educação a distância na prática" (João Mattar).

  • Dia 14/03 às 9h - Reunião dos inscritos no PAFC 2015 com os tutores: Regiane Brigola de Oliveira, Renata Medeiros Marés de Souza, Marco Antonio Fabeni, Liliane Barbosa Corrêa, Alcione Mazur, Luciane Klein, Fernanda Bassani, Ester Mendes Levandoski, Luciane Ferreira Clarindo Lopes, Simone Abilhôa.

  • Dia 14/03, às 11h - Programação PAFC 2015 e Orientações PAFC 2015.

  • Dia 14/03, às 14:00h - Programação PIC 2015.

  • Dia 14/03, às 15:00h - Lançamento Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual 2015.


Seminário Final PAFC 2015, dias 6 e 7/11 - LOCAL: A definir

  • Programação cultural – TEATRO

  • Apresentação, pelos participantes, das práticas vencedoras do Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual (gestão, docência e tutoria).

  • Avaliação PAFC e PIC 2015

  • Entrega dos prêmios.

  • Lançamento do livro "Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas 2015"

  • Encerramento.


 

Atividades a Distância


Os cursos poderão ser realizados separadamente com certificação individual - Necessário participação nos encontros presenciais


Curso 01 - Formação para professores em competências digitais


Introdução à internet, dicas Office e ambientes virtuais. Adoção de ferramentas online: criação de um portfolio profissional. Adaptação e consolidação de atividades com tecnologia. Apropriação e autoria com ferramentas online. Inovação e pesquisa com tecnologia e aperfeiçoamento profissional. Mostra de portfolios e premiações.

Especialistas: Gilmar Mazurkievicz e tutores.

Período: 23/03 a 26/04 (5 semanas).

Carga horária: 40 horas.

Vagas: 400

Curso 02 - Google Acadêmico e outras ferramentas online de pesquisa e educação

Google Acadêmico – como usar e como cadastrar artigos. Mendeley – gerenciamento de bibliografias. Academia.edu – publicação e compartilhamento de artigos. ResearchGate e outros espaços, dilemas éticos.

Especialistas: Mônica Mandaji e tutores.

Período: 27/04 a 7/06 (5 semanas).

Carga horária: 40 horas.

Vagas: 320

Curso 03– Recursos Multimídia para Educação I

Recursos Multimídia para Educação e Recursos Educacionais Abertos. Criação de blogs com inserção de recursos multimídia para educação: avatares, histórias em quadrinhos, REAs, etc.

Especialistas: Claudia Muller e tutores.

Período: 27/04 a 7/06  (6 semanas).

Carga horária: 50 horas.

Vagas: 80

Curso 04 - Aprendizagem Colaborativa em redes sociais, blogs e wikis

Aprendizagem colaborativa, um recurso ou uma estratégia? A história da aprendizagem colaborativa. Aprendizagem colaborativa ou cooperativa? Atividade – Síntese de textos colaborativa em um wiki. Criação de ambientes para a aprendizagem colaborativa. Contexto histórico da escola, a tecnologia e a formação docente. Redes e tecnologias no ambiente escolar e no currículo. Atividade – Edição e publicação colaborativa de imagens. Aprendizagem colaborativa e comunidades de aprendizagem. Aprendizagem colaborativa entre alunos, entre professores e entre alunos e professores. Ferramentas para educação on-line e aprendizagem colaborativa. Atividade – Criação de um espaço online sobre aprendizagem colaborativa.

Especialistas: Gilmar Mazurkievicz e tutores.

Período: 3/08  a 6/09  (5 semanas).

Carga horária: 40 horas.

Vagas: 320

Curso 05– Recursos Multimídia para Educação II

Recursos Multimídia para Educação e Metodologias ativas: Curadoria de Conteúdos, Pecha-Kucha, ambientes personalizados, sala de aula invertida.

Especialistas: Claudia Muller e tutores.

Período: 3/08  a 6/09  (5 semanas).

Carga horária: 40 horas.

Vagas: 80

Curso 06 - Projetos em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação

O AVA – Ambiente virtual de aprendizagem em mudanças. Ambientes virtuais e o uso de vídeo. A integração de blogs, wikis e AVAs. Editores de texto, planilhas e apresentações online e mapeamento em nuvem. Educação e tecnologia no cotidiano: redes sociais. Planejamento de eventos online com apoio de redes sociais. Redes sociais e postagem de vídeos online. Planejamento de um blog e redes sociais para projetos de educação e tecnologia.. Projetos em educação e tecnologia. A gestão e a docência em projetos. A escolha de recursos computacionais nos projetos. Como divulgar projetos para o mundo? Estudos de caso: Projeto CEIBAL - Uruguai, Projeto Buraco na Parede de Sugata Mitra, e Projeto “Escolas Barco” de Bangladesh.

Especialistas: Mônica Mandaji e tutores.

Período: 7/09  a 11/10  (5 semanas).

Carga horária: 40 horas.

Vagas: 400

Requisitos para obter a certificação de PAFC 2015


Para receber a certificação do PAFC 2015, o participante deverá, obrigatoriamente:

  • Participar dos Seminários Inicial e Final.

  • Fazer as atividades práticas referentes aos cursos que optou no momento da inscrição e postar no AVA até o último dia proposto de cada curso.



Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual 2015


O Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual, promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR visa incentivar o relato de experiências inovadoras em educação aberta, flexível e a distância, por meio da:

• identificação e valorização de práticas inovadoras que possam servir de referência a professores, tutores e/ou instituições interessadas em educação aberta, flexível e a distância;

• difusão de experiências relevantes que valorizem o uso da tecnologia na educação.

Quem pode concorrer ao Prêmio?

• Professores, tutores e coordenadores atuantes no Sistema UAB da UEPG e técnicos do NUTEAD / UEPG participantes do Programa de Formação Continuada (PAFC) em 2011, 2012, 2013, 2014 e/ou 2015.

• Professores participantes do Programa Inovador de Capacitação (PIC), promovido pelo NUTEAD / UEPG, em 2013, 2014 e/ou 2015.

Como fazer a inscrição?

A inscrição é voluntária e não será automática aos participantes do PAFC e do PIC. Os interessados em concorrer ao Prêmio serão os responsáveis por fazer a inscrição no endereço eletrônico  https://ead.uepg.br/apl/atenav2/ . As inscrições foram prorrogadas até o dia 08/06/2015. Esclarecimentos sobre o Prêmio pelo email premio_inovacoes@nutead.org

Quais são os critérios para participação?

Somente um relato de experiência poderá ser inscrito para concorrer ao Prêmio, em uma das categorias: Docência, Tutoria ou Gestão. Os relatos de experiência poderão ser apresentados individualmente ou em duplas. No caso de relatos de duplas, os dois participantes devem atender ao requisito de ter participado do PAFC ou do PIC. Os relatos devem ser práticas pedagógicas ou de gestão aplicadas e avaliadas, comprovadas por fotos ou depoimentos (resultados) que serão anexados ao relato da experiência, no momento da inscrição.

A prática pode ser desenvolvida na Universidade, polo da UAB, escolas, empresa, ou em outros espaços educacionais, em qualquer plataforma tecnológica e em qualquer ação educacional (cursos livres, educação infantil, educação básica, ensino médio ou superior, extensão universitária, educação corporativa, escolas de governo) ou, ainda, na gestão do conhecimento.

Avaliação dos trabalhos

Os relatos de experiências serão avaliados por uma Comissão composta por especialistas em educação a distância e professores designados pelo NUTEAD / UEPG.

Os trabalhos devidamente inscritos serão avaliados, observados os critérios: relevância; experiência inovadora; aplicabilidade; clareza da abordagem; resultados quantitativos e/ou qualitativos; impacto do projeto; o uso da tecnologia na educação e/ou na gestão do conhecimento.

A Comissão de Avaliação é soberana na sua avaliação, não cabendo recurso.

Inscrições Encerradas



Envie uma Mensagem


Sua mensagem foi enviada com sucesso! Obrigado pelo contato, e em breve nossa equipe do Nutead irá responde-lo.


Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • suporte@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo ao Cine Teatro Pax)

Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • nutead@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo do Cine Teatro Pax)

ABED

NUTEAD © 2024