Plano Anual de Capacitação Continuada – PACC 2016

PACC---destaque

Plano Anual de Capacitação Continuada em EaD – 2016

Durante o ano de 2016 o NUTEAD e UAB irão realizar a 6ª Edição do Plano de Formação Continuada, dando continuidade às atividades desenvolvidas nos anos anteriores. Serão ofertadas 300 vagas para professores, tutores, coordenadores e técnicos atuantes na Educação a Distância, vinculados a UEPG/UAB. Na edição de 2016 vão acontecer encontros presenciais, cursos no ambiente virtual e também a oferta do prêmio “Inovações Educativas e Ensino Virtual”, que vai premiar as melhores práticas envolvendo tecnologia e educação. As inscrições irão ocorrer individualmente para cada atividade. * Obs: As demais atividades serão divulgadas no encontro de abertura, dia 8/04.

Em andamento


DIA NACIONAL DA EAD – NUTEAD UEPG DISCUTINDO PRÁTICAS DA EAD


Este evento consiste na etapa final do Projeto de capacitação do NUTEAD – PACC 2016, que será executado totalmente na modalidade virtual, com disponibilidade na plataforma AVA – Moodle do NUTEAD, com vídeos sobre temas da EAD e atividades que comprovem que o participante inteirou-se sobre os temas tratados.
Os temas contemplarão a vivência e inovações que ocorrem na EAD e atividades via plataforma.

As inscrições são gratuitas via site do NUTEAD.


Objetivo

Promover discussões sobre o tema EAD e as práticas de formação do público, atuante na EAD/UAB da instituição e levar a reflexões sobre os projetos realizados no ano de 2016 durante o Plano Anual de Formação Continuada.


Cronograma e Carga horária

  • Data de inscrição: 07/11 – 21/11/2016
  • Período de realização do evento: 25/11 – 04/12/2016

Carga horária total – 20 h.


Inscrições

Serão efetuadas as inscrição por ordem, com prioridade para os interessados com vínculo com as atividades da EAD/UAB do NUTEAD/UEPG. Havendo disponibilidade de vagas, será aberta a todos os interessados. Devendo ser realizada através do link disponível abaixo.


Encerrado

Abertura do PACC 2016, dias 8 e 9/04/2016

Local: Grande Auditório – Bloco A – Campus UEPG Central  (Localizado à Praça Santos Andrade, 1 – Centro, Ponta Grossa/PR)

  • Dia 8/04, às 19h00 – Abertura e palestras: “O tutor, sua formação e sua prática” (Cleide Aparecida Faria Rodrigues) e “Resolução e transformação de conflitos no âmbito da EAD ” (Dênia Falcão de Bittencourt).
  • Dia 8/04, às 20h00 – Apresentação do PACC 2016, Lançamento do Prêmio de Inovações Educativas e Ensino Virtual, Apresentação das Coletâneas UEPG e Lançamento dos livros das palestrantes da noite.
  • Dia 9/04, das 8h15 às 9h45 – Vídeoconferência: “Os caminhos da UAB e o destino da EAD nas IPES brasileiras” (Nara Maria Pimentel – FE/UnB – Presidente do ForUAB).
  • Dia 9/04, das 10h00 às 12h00 – Oficinas teórico/práticas.

Oficinas teórico/ práticas para o dia 9/04

Nome Ementa nº de vagas
Sala 1 – Quero conhecer mais o NUTEAD Ementa: histórico; trajetória; evolução; mídias e metodologias utilizadas; quadro evolutivo das mídias; estrutura organizacional e administrativa. 40
Sala 2 – Sou tutor, Sou professor da EAD… E agora? Papel e funções de um tutor e de um professor na EAD. Competências e habilidades para atuar na EAD. 150
Sala 3 – Conhecendo o Moodle e a construção da disciplina em EAD. Funcionalidades das ferramentas de recursos (arquivo, página, pasta, rótulo, URL, entre outras); Funcionalidades dos recursos de atividades (base dados, fórum, lição, pesquisa/enquete, questionário, tarefa, wiki, entre outras); Estrutura e procedimento da construção de uma disciplina em EaD, modelo UEPG (roteiro);Noções básicas para interagir (feedback, mensagens, correções) na plataforma moodle. 40
Sala 4 – Webconferência – Estrutura e Organização Organização da webconferência. Estrutura da mídia. Estrutura do roteiro. Requisitos necessários. Etapas da webconferência 40
Sala 5 – O papel das Secretarias no contexto da EAD Atribuições de um secretário em EAD. Relacionamento com o NUTEAD. Práticas burocráticas. Habilidades e competências do secretário. 40

 

Inscrições (encerradas)


Para emitir seu crachá, utilize o botão abaixo e efetue login com seu CPF e a senha cadastrada. Na linha do Plano Anual de Capacitação Continuada 2016 há um botão azul para emissão do crachá de frequência.

Emitir Crachá de Frequência Declaração de Presença

 


Cursos à distância pelo AVA

 

Inscrições abertas para: Podcast como ferramenta educacional

Efetuar Inscrição


Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual 2016

Promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculado ao Sistema UAB, visa incentivar o relato de experiências práticas inovadoras relevantes em educação aberta e a distância identificando e valorizando iniciativas de coordenadores, professores e tutores com o uso da tecnologia na educação.


1. Participação

O Prêmio está aberto para participação de coordenadores, professores e tutores da UAB, técnicos e participantes do Programa de Capacitação Continuada da UAB/UEPG/NUTEAD.


2. Inscrições

As inscrições serão efetuadas diretamente no botão abaixo no período de 03/05/16 a 30/06/16 com inserção do resumo do trabalho com até 500 palavras, cuja versão final deverá ser postada de acordo com o cronograma no item 4.

Efetuar Inscrição


3. Critérios de Participação

• Inscrever relato de experiências em uma das categorias: docência, gestão ou tutoria.

• As inscrições poderão ser individuais ou em duplas (neste caso um dos participantes tem que enquadrar-se no segmento a que se destina o Prêmio).

• As práticas poderão ser desenvolvidas em universidades, polos da UAB, escolas, empresas ou em outros espaços educacionais, plataformas tecnológicas ou em ações educacionais como: cursos livres, educação infantil, fundamental, média, jovens e adultos e superior, extensão universitária, escola de governo ou educação corporativa.

• Os relatos serão avaliados por Comissão Julgadora, de especialistas em EAD, designados pelo NUTEAD/UEPG.

• Os critérios observados serão relevância, experiência inovadora, aplicabilidade, clareza, resultados quantitativos e qualitativos, impacto, uso da tecnologia na educação e na gestão do conhecimento.

• A decisão da Comissão Julgadora será soberana, não cabendo recursos.

• Casos omissos serão avaliados pela Comissão Julgadora.


4. Cronograma

08/04/16 – Lançamento do Prêmio de Inovações Educativas e Ensino Virtual

03/05 a 30/06 – Inscrições

01 a 30/07 – Apreciação da Comissão Avaliadora

31/07 – Divulgação do Resultado da Comissão Avaliadora

01/08 a 15/09 – Envio do artigo final

11/11/2016 – Premiação dos participantes


5. Premiação

Os trabalhos selecionados serão classificados em 1o. 2o. e 3o. Lugares de cada categoria: Docência, Gestão e Tutoria.

Os trabalhos poderão receber menção honrosa, por categoria, de acordo com critérios da Comissão Julgadora, com lançamento em 11/11/2016.

A premiação consistirá em emissão de certificados de participação, de classificação e na publicação do artigo no livro alusivo ao Prêmio que será divulgado em formato impresso e formato digital.

Cada autor receberá 5 exemplares do livro publicado.

Os trabalhos selecionados, independente das classificações obtidas, serão publicados no livro “Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas -2016.


6. Informações

E-mail: premio_inovacoes@nutead.org

Telefone: 42 3220 3250 (Fernanda)