O curso de Licenciatura Plena em Matemática procura cumprir a função sócio educacional de formar professores de Matemática qualificados, por meio de uma estrutura acadêmica completa e qualidade de ensino reconhecida, que atribui ao aluno competência para inserção no mercado de trabalho. O curso transmite, além dos conteúdos matemáticos, o valor da pesquisa, do ensino e a importância de uma atuação profissional permanentemente baseada em valores éticos.
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No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:
perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, contribuindo para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica;
deve ser consciente do papel social da escola, estabelecer relações interpessoais e ser proativo na tomada de decisões;
elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica, desenvolvendo estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;