Perfil do Curso

Objetivos / Descrição

Datas

O curso de Mooc em Metodologias Ativas na prática do Ensino Superior está encerrado. O curso teve seu início em 2020 e seu término em 2020.

Objetivos

Objetivos Compreender o papel do professor universitário na contemporaneidade. Discutir a concepção de metodologias ativas e como elas se relacionam na prática pedagógica do Ensino Superior. Identificar as características relacionadas às estratégias de metodologias ativas e ao ensino híbrido. Apresentar as metodologias de Instrução entre pares (Peer Instruction) e Sala de Aula Invertida (flipped classroom)

Descrição

O curso tem a duração de 12 semanas. Possui a carga horária de 20 horas além das horas de atividades extra-curriculares. Para acessar a ementa do curso, clique aqui

Informações

Cada vez mais o professor universitário se depara com acadêmicos que permanecem o tempo todo conectados e utilizam diferentes tecnologias. Logo, o modelo tradicional de ensino, com aulas expositivas e memorização de conteúdos, já não é suficiente para garantir um adequado processo de ensino-aprendizagem. Portando, faz-se necessária a adoção de novas práticas pedagógicas, dentre elas, as metodologias ativas. Esse minicurso intitulado "METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR", tem a finalidade de discutir o que são as metodologias ativas, o papel da docência universitária nos dias atuais e estimular o uso das metodologias ativas na prática docente diária. Assim, o educador pode atuar realmente como um mediador e o educando tem a oportunidade de se tornar responsável pela construção do seu conhecimento.

Perfil do Aluno

Docentes da UEPG e demais interessados.