Formar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para as funções de gestão na Educação Básica, garantindo, de forma sólida, a apropriação dos fundamentos teóricos e práticos para as funções de docência, de gestão e de desenvolvimento de pesquisa. Na condição de formação inicial, supõe a continuidade de estudos e reflexões do profissional após a conclusão do curso, no ambiente acadêmico e profissional.
Os princípios pedagógicos do curso são: sólida formação para docência e gestão educacional; formação inicial para pesquisa entendida como um processo imprescindível ao profissional da educação; gestão democrática como base para organização do trabalho pedagógico.
Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, gestão escolar e supervisão pedagógica em escolas públicas e privadas. Apoio em ONGs, produção de material didático, pedagogia hospitalar, educação especial e educação de jovens e adultos.
A ampliação do campo profissional inclui a atuação em empresas (planos de desenvolvimento e acompanhamento do desempenho dos profissionais) em Recursos Humanos, treinamento e desenvolvimento, consultoria pedagógica.
A continuidade nos estudos, em nível de pós-graduação, é essencial para o encaminhamento da carreira profissional do pedagogo, o que inclui, por exemplo, a atuação na docência do ensino superior.
Pessoas com formação no Ensino Médio concluída interessadas em atuar na docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na gestão escolar. Mediante continuidade na formação acadêmica em nível de pós-graduação, o(a) pedagogo(a) também pode atuar na formação de professores e no Ensino Superior.
Perfil profissional
O princípio norteador da formação do pedagogo está alicerçado na condição de torná-lo um profissional competente. Esse princípio exige a formação de um professor investigador, comprometido com a realidade social em que está inserido. Entendendo “competência”, como o reconhecimento da capacidade, da criticidade e da consciência do profissional da educação, o qual, aliando teoria e prática, seja capaz de dar respostas consequentes às demandas e problemas da sua área de atuação, com domínio das habilidades e finalidades relativas à profissão (CURY, 2004).
Em se tratando de alguns dos princípios norteadores dessa formação, destaca-se o domínio de conhecimentos teóricos que fundamentam a sua prática pedagógica e a articulação entre teoria e prática. Esse processo formativo possibilita, ao acadêmico, condições de investigar a realidade e promover ações para dar respostas a problemas complexos no ambiente pessoal e profissional em que está inserido.