Objetivo geral
Oportunizar para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental formação continuada em educação digital e suas práticas.
Objetivos específicos:
● Debater os desafios e oportunidades que a educação digital traz para os processos de ensino e de aprendizagem;
● Analisar as Teorias da Aprendizagem no contexto da educação digital;
● Refletir sobre o uso de recursos e interfaces digitais aplicados à Educação no processo de ensino e aprendizagem;
● Experienciar práticas pedagógicas e de pesquisa enriquecidas pelo digital.
Este curso de especialização, Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental, se justifica diante do cenário contemporâneo em que as tecnologias digitais passam a ser requeridas, ainda mais, nos processos de educacionais, como forças ambientais que modificam e ampliam as possibilidades de ensino e de aprendizagem, sobretudo, após o contexto da pandemia da Covid-19. A formação continuada se coloca como uma necessidade para as discussões e atualizações dos profissionais que se ocupam dos processos de ensino e aprendizagem, sendo portanto, uma questão presente no cotidiano dos professores da educação básica.
Atendendo ao que estabelece as políticas públicas para a formação de professores e, ainda, considerando as proposições constantes na Base Nacional Curricular Comum, tornam-se necessárias discussões que abordem os ecossistemas educacionais que integram ambientes naturais, construídos (verde) e ambientes digitais (azul), e sobreleva a interação entre professores, estudantes, comunidade, gestores, tecnologias, interfaces digitais, etc.
Nessa perspectiva, o curso de especialização em questão propõe a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para que possam, a partir da sala de aula e das tecnologias presentes na escola, ampliar as suas ações com o uso de recursos e interfaces digitais, experiências que o docente pode vivenciar em suas práticas, bem como, ampliar conhecimento a partir da literatura, que evidencia os conceitos que permeiam a Educação Digital nos processos de ensino e aprendizagem.
Os participantes são professores da Educação Básica, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, previamente selecionados em edital específico.