Geoturismo

 
O perfil econômico do turismo apresentou mudanças fundamentais em termos de estrutura e planejamento nos últimos anos. Até a década de 80, o turismo clássico era de visitas a destinos, com o planejamento todo voltado para hotelaria e pacotes para o lazer litorâneo. O turismo moderno não é mais somente o turismo de destino, mas também o turismo de experiência ou experimentação. Novas variantes como o turismo gastronômico, turismo de aventura ou turismo cultural vêm ao encontro do novo turista, mais exigente e mais informado, que procura, acima de tudo, informação com lazer e consciência.
 
Cataratas do iguaçu , grandes quedas d'água que escoam sobre escarpas de basalto, e que atraem mais de um milhão de visitantes por anos. 
 
 
O Brasil tende a privilegiar o seu litoral para o desenvolvimento da infra-estrutura de turismo. Em se tratando de belezas naturais e história, outras regiões apresentam um interessante conjunto de características que podem ser oferecidas como produtos turísticos além dos tradicionais e que possuem crescente demanda atualmente.
 
A história do povoamento ligado à mineração em muitas cidades ou os cenários naturais conhecidos podem ser oferecidos como turismo cultural, contribuindo com a sustentabilidade local.
   
     

 Monumentos geológicos do Parque Estadual de Vila Velha, formaram-se por uma rocha denominada arenito, há 300 milhões de anos.