Educação Patrimonial

No  momento em que pessoas se reúnem para criar e dividir novos conhecimentos, semeando aquilo que se sabe, investigando pra melhor conhecer, entender e modificar a realidade que os rodeia, uma ação educativa é vista. 

 

Quando isso acontece, centrado na relação com patrimônio cultural e o conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, observamos a EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, ou seja, um processo educativo que toma posse de valores e comportamentos que permitem o reconhecimento, valorização e preservação. Pode ser aplicada a qualquer indício material ou manifestação da cultura, seja um objeto ou conjunto de bens, um monumento ou um sítio histórico ou geológico, uma paisagem natural, um parque ou uma área de proteção ambiental, um centro histórico urbano ou uma comunidade da área rural, uma manifestação popular, um processo de produção industrial ou artesanal, tecnologias e saberes populares, e qualquer outra expressão resultante da relação entre indivíduos e seu meio ambiente.

 

Nesse sentido, a educação é vista como um processo de compreensão dos conhecimentos através da análise constante, do pensamento crítico, criativo e da ação transformadora do sujeito, constituindo-se uma atividade condicionada histórica e socialmente.