Nota do Curso de História, Arte e Cultura

17 DE FEVEREIRO DE 2012

Caros alunos dos Pólos de Colombo, Cruzeiro do Oeste, Pinhão, Pato Branco e Telêmaco Borba

Nos últimos dias recebemos algumas mensagens eletrônicas e telefonemas de alunos inscritos no curso questionando principalmente o fato de – mesmo possuindo login e senha – não conseguirem acesso a plataforma do curso e também solicitando informações a respeito do início das aulas e do funcionamento da pós-graduação.

Em razão disso, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos e também de passar informações gerais sobre o nosso curso:

1 – A plataforma será disponibilizada para acessos a partir do primeiro dia de atividades do curso. Antes disso, mesmo possuindo login e senha já liberados pelo Nutead, não é possível o acesso. Esclarecemos que esse é um procedimento padrão dos cursos a distância da UEPG.

2 – As atividades do curso são, eminentemente, virtuais. Ao longo dos dezoito meses de duração do curso ocorrerão três encontros presenciais – cuja participação de todos os alunos é obrigatória – previamente agendados (sempre nos finais de semana) ao término de cada semestre letivo. Além disso, poderão ocorrer algumas atividades presenciais nos pólos (como aulas inaugurais de semestre, web conferências ou palestras) nas quais a participação é opcional.

3 – Informações sobre uso da plataforma, estrutura de funcionamento do curso, disponibilização de material didático, etc., serão prestadas logo no início do curso por meio de uma web conferência com a coordenação e também no contato com os tutores que acompanharão as turmas no decorrer do curso.

4 – Como tivemos vagas ociosas em todos os pólos e como o convênio da UEPG com o MEC/UAB prevê o preenchimento máximo das vagas disponibilizadas pelo Governo Federal, foi lançado um novo edital para o preenchimento de tais vagas. Situação similar ocorreu nos demais cursos de especialização a distância ofertados pela UEPG, fazendo com que esses cursos (respeitadas as especificidades de cada um) tivessem que produzir uma nova chamada para o preenchimento das vagas. Em razão de vários problemas burocráticos, férias coletivas na UEPG e de cumprimento de prazos regimentais (questões que extrapolam o poder de decisão e ação desta coordenação) a incorporação efetiva dos novos alunos no curso de História, Arte e Cultura ocorrerá no final do mês de março. Em função dessa situação optamos – após discutirmos com os representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, do Nutead e do suporte técnico – pela mudança no início das aulas neste semestre. O calendário original, previsto para iniciar no dia 20 de fevereiro, foi alterado, passando para o dia 09 de abril o começo das aulas. Não gostaríamos de ter promovido tal mudança, porém, em função do processo de entrada dos novos alunos não teríamos como manter (tanto por razões técnicas de funcionamento da plataforma, como por motivos pedagógicos), duas plataformas distintas para atender alunos que, a rigor, fazem parte do mesmo pólo e oficialmente pertencem a mesma turma. Na prática, a mudança significa uma adequação do calendário no primeiro semestre. Podemos garantir que esse ajuste não será traumático a ponto de inviabilizar o desenvolvimento do curso e a boa realização das disciplinas deste primeiro semestre. Tal situação não foi uma exclusividade do nosso curso e produziu o mesmo efeito em outras especializações ofertadas pela UEPG. A partir do segundo semestre temos todas as condições de retornarmos ao calendário original do curso e assim seguirmos até o seu final.

5 – Um ponto positivo nesse cenário é que a mudança de calendário nos dá condições de contratarmos mais tutores para atuarem justamente com as turmas que estão entrando agora. Neste momento, apesar de termos feito seleção em dezembro de 2011, dispomos de cinco tutores para atender as turmas desta entrada. Lembramos que, em razão de estarmos em uma instituição pública, dependemos de prazos e trâmites que são – muitas vezes – morosos e impedem que agilizemos a contratação de tutores e/ou professores para o curso. Durante os meses de fevereiro e março teremos condições de suprir a atual carência de tutores, o que, certamente, será benéfico para o bom funcionamento do curso.

6 – Por fim, pedimos que todos compreendam a situação e que não desanimem. Temos certeza na qualidade do curso, na eficiência do nosso pessoal técnico, no bom desempenho de tutores e de professores que atuarão ao longo de todo o curso. Garantimos que o material disponível para as disciplinas é da melhor qualidade e que a experiência que temos nesta Pós-Graduação é suficientemente boa para que possamos realizar um curso de qualidade. Ficamos a disposição de vocês e pedimos para que aguardem calmamente o início do curso!

Prof. Dr. Niltonci Batista Chaves

Coordenador Pós-HAC