Divulgação - Cartografia Digital com QuantumGIS

23 DE ABRIL DE 2013

O curso de extensão “Cartografia Digital com QuantumGIS” objetiva proporcionar a formação continuada dos alunos de Bacharelado em Administração Pública - referente às discussões sobre Cartografia Digital - a partir da utilização do software QuantumGIS (QGIS). Para isso, serão abertas 50 vagas, com inscrições a partir de 29 de abril. O curso é voltado aos alunos de Administração Pública.

Coordenado pelo Professor Marcio José Ornat, as atividades terão a duração de três semanas, iniciando a partir do dia 13 de maio.

Período de Inscrição 29 de abril a 05 de maio
Período de Deferimento das inscrições 06 a 08 de maio
Publicação inscrições deferidas 09 a 10 de maio
Critério de deferimento Alunos do curso de Bacharelado em Administração Pública; ordem de inscrição (data e horário)
Período do Curso 13 de maio a 02 de junho
Coordenador Prof. Dr. Marcio José Ornat (DEGEO)
Contato geogenero@gmail.com

Para saber: A cartografia digital é uma área do conhecimento muito recente. Esta área tem se desenvolvido com uma velocidade muito grande, sendo lançadas, ano após ano, novas tecnologias com novas soluções, tanto relacionadas à informações matriciais, como vetoriais. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entende que a cartografia digital faz parte de um grande conjunto de equipamentos, reflexões e ações, denominado de Geoprocessamento. As atividades voltadas ao geoprocessamento referem-se à coleta e tratamento de informações espaciais, a partir de sistemas denominados Sistemas de Informação Geográfica (SIG). São ferramentas que têm por objetivo o processamento de dados com uma característica espacial, possuindo coordenadas referentes a superfície da Terra. Estes sistemas são destinados à coleta, ao tratamento, estocagem, gerenciamento, manipulação e elaboração de mapas. Coloca-se dentre as várias ferramentas relacionadas a Cartografia Digital o software QGIS. Esta ferramenta é orientada ao manejo de informações geográficas. Se caracteriza por uma interface amigável, capaz de acessar os formatos mais usuais de forma ágil. O software QuantumGIS permite carregar dados de origem local e de origem remota (banco de dados). Como dados locais tal software permite trabalhar com formatos vetoriais e raster. Esta ferramenta tem sido colocada enquanto válida para as práticas de administração pública de diversos municípios.