Recursos Multimídia para Educação promove a criação de mais de 300 blogs em oficina do PAFC 2013

Recursos Multimídia para Educação promove a criação de mais de 300 blogs em oficina do PAFC 2013

17 DE MAIO DE 2013

Entre os meses de março e abril, durante a primeira oficina virtual do PAFC 2013, Recursos Multimídia para Educação, os participantes foram instigados a desenvolverem blogs, avatares, histórias em quadrinhos, ferramentas wiki, recursos educacionais abertos (repositórios e referatórios), recursos multimídia em geral em áudio e vídeo, mapas conceituais, recursos para publicação editorial, entre outros. A oficina resultou em mais de 300 blogs desenvolvidos pelos participantes do PAFC, com temáticas específicas de algumas disciplinas, ou voltados à tecnologia e educação, gestão de polos da UAB, ensino superior, educação infantil, cultura, qualidade de vida, etc.



O Programa de Formação Continuada (PAFC) é voltado para professores, tutores, coordenadores e equipes técnicas do Sistema UAB/MEC, para que atuem na educação a distância. O PAFC é promovido pelo NUTEAD/UEPG e UAB/MEC, sob a direção das Professoras Leide Mara Schmidt, Cleide Aparecida Faria Rodrigues e Hermínia Bugeste Marinho. Nas edições de 2011 e 2012 a programação foi diversificada com palestras de especialistas do Brasil e do exterior, grupos de trabalhos, seminários, oficinas presenciais e virtuais, com temas relacionados à tecnologia, educação e à gestão do conhecimento.

A idealizadora da oficina Recursos Multimídia para Educação foi a professora Claudia Cristina Muller. O planejamento e elaboração da oficina visaram atividades práticas apresentadas de forma lúdica, para que os participantes criassem, inovassem, vivenciassem atividades com potencial para aplicar o conhecimento adquirido, em diferentes contextos de ensino e de aprendizagem. “A ideia é que os participantes do PAFC, conhecedores das potencialidades dos recursos multimídia na educação e na gestão do conhecimento, transfiram esse conhecimento em prol da melhoria da qualidade da educação”, explica Claudia Muller. O curso foi totalmente desenvolvido em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sob a coordenação da Professora Luciene Ihan Ferreira e a colaboração de onze tutores, responsáveis pela mediação da aprendizagem.

Entre as opiniões expressadas pelos participantes, a avaliação da oficina foi positiva. “Foram atividades dinâmicas, práticas, divertidas, algumas mais fáceis, outras não, e que com certeza só tem a agregar no meu trabalho como professora/tutora”; “São recursos ótimos para integração entre alunos e professores, os quais tornam as aulas muito mais atraentes”; "Ampliei muito meus conhecimentos, precisei gerenciar muito bem meu horário para realizar todas as atividades no prazo”; Estes foram alguns dos depoimentos dos participantes, mostrando que o objetivo da oficina foi alcançado.



Ao fim da oficina, os participantes escolheram os blogs-destaques de cada turma. Os tutores também avaliaram quais blogs se destacaram pelo objetivo, organização e qualidade das postagens, recursos multimídia inseridos, interface, entre outros critérios. Os 22 blogs escolhidos pelas turmas e pelos tutores receberam um “selo” de blog destaque do NUTEAD / UEPG e UAB/MEC:
















































































































 Blogs Destaque 
Turma Cursista Blog
1 Cristine Isabel Simão http://crisaprendiz2013.blogspot.com.br
Fernanda Bassani http://fernandapafc2013.blogspot.com.br
2 Marcia Danieli Szeremeta Spak http://tutoramarciaspak.blogspot.com.br/
Denise Kusiak http://ensinonaeradigital.blogspot.com.br/
3 Ana Paula Medeiros Jorge http://anajorge2506.blogspot.com.br/
Vívian Zuquinali http://personalvivitrainer.blogspot.com.br/
4 Joseli Daher Vieira http://joselidaher.blogspot.com.br/
Solange Da Silva Pinto http://conversandosobrefonteshistoricas.blogspot.com.br/
5 Thiago Cabral http://edumatecno.blogspot.com.br/
Edilane Cristine Budasz http://matematicaparaeja.blogspot.com.br/
6 Carlos Roberto Scheibel http://scheibel13.blogspot.com.br/
Cicero Luis De Sousa http://plateiavip.blogspot.com.br/
7 Marcia Satie Yano http://aicramviagens.blogspot.com.br/
Marlene Martim http://olhargeomar.blogspot.com.br/
8 Angelis Cristina Soistak http://ademesmo.blogspot.com.br/
Thatiane Prochner http://thatianeprochner.blogspot.com.br/
9 Dayse Galdino De Oliveira http://dayse-educacaoinfantil.blogspot.com.br/
Beatriz Chiconato http://refletindoescolapublica.blogspot.com.br
10 Reinaldo Afonso Mayer http://mayer2013.blogspot.com.br/
Marjorie Bitencourt Emilio Mendes http://estagiopedagogia3ano.blogspot.com.br/
11 Cacia Regina Ruaro Webber http://caciawebber.blogspot.com
Sandra Lúcia Cogo http://www.slcogo.blogspot.com.br


 

PRÊMIO INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL

A avaliação de impacto deste trabalho do PAFC ficará evidenciado por meio do Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual (com inscrições abertas de 1º/05 a 30/06/2013), que visa identificar e valorizar práticas inovadoras que possam servir de referência a professores, tutores e/ou instituições interessadas em educação aberta, flexível e a distância. Além disso, o Prêmio tem a finalidade de disseminar experiências relevantes que valorizem o uso da tecnologia na educação.

Envie uma Mensagem


Sua mensagem foi enviada com sucesso! Obrigado pelo contato, e em breve nossa equipe do Nutead irá responde-lo.


Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • suporte@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo ao Cine Teatro Pax)

Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • nutead@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo do Cine Teatro Pax)

ABED

NUTEAD © 2024