Diversidade Étnico-Racial e de Gênero - Divulgação

20 DE MAIO DE 2013

O curso de extensão “Diversidade Étnico-Racial e de Gênero” será reofertado, com inscrições de 27 de maio a 02 de junho. O curso busca congregar professores e acadêmicos interessados em discutir relações étnico-raciais e de gênero, visando à construção de propostas pedagógicas que ajudem na elaboração de políticas públicas e na implementação de ações que descontruam estereótipos e preconceitos. São 60h de curso, distribuídas em três semanas.

O curso é a distância e ofertado para a comunidade interna da UEPG: cursistas UAB; Pró-Licen, tutores e professores UAB ou Pró-Licen; alunos dos cursos de graduação da UEPG presencial e professores PDE, totalizando 100 vagas (50 vagas UAB; 20 vagas acadêmicos presencial; 10 vagas - Tutores e professores UAB, 20 vagas professores PDE). Caso haja inscrições excedentes, o curso pode ser reofertado outras vezes.

As atividades prevêm discussões e leitura de textos e vídeos, participação em fóruns online, atividades para serem postadas online e webconferência.

Período de Inscrição

27 de maio a 02 de junho

Período de Deferimento das Inscrições

03, 04 e 05 de junho

Publicação das Inscrições Deferidas

06 e 07 de junho

Critérios de Deferimento

Ordem de inscrição (data e horário)

Período do Curso

10/06 a 30/06

Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira

Para saber: Trata-se de uma proposta que buscará auxiliar na construção de uma educação democrática e mais igualitária. Para tanto, vai abarcar duas temáticas básicas: as relações étnico-raciais e as relações de gênero. O curso pretende possibilitar informações para a melhora do processo de ensino/aprendizagem em sala de aula a partir de reflexões sobre diversidade étnico-racial e de gênero e identidade. O curso tem também como objetivo integrar professores e alunos. A avaliação será através da participação nos fóruns online, discussões, escrita de autobiografia e avaliação final online. Unidade I – Atividade 1 (valor 30) – Primeira semana; Unidade II – Atividade 1 (valor 30) – Segunda Semana; Unidade III – Atividade 1 (valor 40) – Terceira Semana e Avaliação final – (100) – Terceira Semana.

OBJETIVOS DO CURSO:

• Propiciar embasamento teórico-prático aos participantes para ser incorporado no currículo escolar a discussão da diversidade étnico-racial e de gênero e as questões identidade na Educação Básica.

• Colaborar com o processo de formação continuada e refletir sobre como o racismo, preconceito, discriminação foi construído historicamente e socialmente e como pode ser desconstruído.

• Discutir os documentos oficiais tais como: A Lei 10639/2003, que alteram artigo 26 A da LDB/96, estabelecendo obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino básico Público e Privado.

• Possibilitar a reflexão e a construção de práticas pedagógicas que visem à quebra de estereótipos e preconceitos concernentes às relações étnico-raciais e de gênero no currículo e no ambiente escolar.