Comissão do MEC emite parecer favorável ao reconhecimento de Geografia

4 DE JUNHO DE 2013

Foi em março (dias 25 e 26) que a Comissão de Avaliação do MEC veio até a UEPG, ao curso de Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância. Como resultado da visita, a avaliação dos professores responsáveis concedeu parecer favorável ao reconhecimento do Curso de Geografia. A Comissão foi composta pela Professora Doutora Maria Luisa Furlan Costa (Universidade Estadual de Maringá – UEM), Professor Doutor Paulo Nobukuni (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro) e Professora Doutora Ruh Youko Tsukamoto (Universidade Estadual de Londrina - UEL).

As Comissões são um procedimento padrão adotado pelo Ministério da Educação, realizado antes que a primeira turma do curso em questão se gradue. Na ocasião da visita, o Coordenador do Curso, Professor Gilson Campos Ferreira da Cruz, e a Coordenadora da UAB na UEPG, Hermínia Bugeste Marinho, acompanharam os avaliadores. No caso de Licenciatura em Geografia, foi uma Comissão Estadual que ficou responsável pela avaliação.

O parecer da Comissão demonstrou que o rigor metodológico e linha pedagógica adotada pelo curso de Geografia estão rendendo bons frutos. As instalações do Nutead e Polos foram elogiadas, já que atendem a demanda dos professores, tutores, coordenadores, equipe técnico-pedagógica e alunos. Um exemplo disto foi a citação das bibliotecas, que são equipadas satisfatoriamente, promovendo um ensino completo. Também, a formação dos professores do curso foi salientada, já que grande parte possui Formação que supera as diretrizes mínimas.

O Curso de Geografia foi criado em 22 de dezembro de 2008 e é ofertado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Nos dois processos seletivos para discentes, foram abertas mais de 1000 vagas, sendo 50 vagas para cada Polo. São 22 Polos que oferecem o curso: Apucarana, Assaí, Cerro Azul, Colombo, Engenheiro Beltrão, Itambé, Lapa, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba, Bandeirantes, Congonhinhas, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Ibaiti, Ivaiporã, Palmeira, Palmital, Paranaguá, Pinhão, Rio Negro, Siqueira Campos e Umuarama.