Primeiro encontro do PIC traz palestra e oficinas

23 DE SETEMBRO DE 2013

O Plano Inovador de Capacitação começou suas atividades com o primeiro encontro presencial do curso, nos dias 20 e 21 de setembro, no Auditório do PDE, no Campus de Uvaranas. Na abertura, 150 pessoas (entre cursistas e ouvintes) assistiram à palestra: “Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem”, proferida pela Doutora em Educação e Professora da USP, Vani Moreira Kenski.

Utilizando de sua fala e vídeos, aproximou teoria da educação a distância com a realidade encontrada por quem trabalha diretamente com educação. “A cultura digital permeia a sociedade, está presente em bancos, supermercados... É uma mudança de paradigma, e ela está presente não só na vida dos alunos, mas também dos professores”, explica Vani.

No dia 21, na parte da manhã, os cursistas foram recepcionados com uma introdução no Ambiente Virtual de Aprendizagem, para que os que não o conheciam previamente se ambientassem. Em seguida, foram separados em quatro turmas, conduzidas cada uma por três tutores.

O Plano Inovador de Capacitação (PIC) é um curso organizado, por um grupo de professores formadores e tutores selecionados pelo NUTEAD, com o objetivo de destacar a EAD para os segmentos de professores da UEPG vinculados a EAD. “É um curso introdutório, quando pensamos em dar base aos professores sobre a nova realidade tecnológica. Buscamos tecnologia simples e possíveis, com inserção desta na educação”, diz Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos, coordenadora do evento.

Serão cinco semanas de curso, que totalizam 52 horas. O professor-formador Reinaldo Afonso Mayer é responsável por três disciplinas do PIC. Ele conta que se focou em ofertar disciplinas criativas e que pudessem fazer com que o conteúdo circulasse e gerasse novas perspectivas e usos. “No presencial cada curso tem sua estrutura, a oferta a distância propicia em se expandir e os materiais chegarem a outros lugares”, afirma.

O curso é voltado a professores da UEPG vinculados a EAD na Instituição e para professores da rede pública de ensino, vinculados ao CAIC, CAAR, PDE e CEEBJA. A Professora de matemática, Fabiana de Oliveira Rosa, atualmente no PDE, decidiu participar por entender que esta é uma oportunidade de se aperfeiçoar na EaD. “Me motivei a participar do PIC por ser uma capacitação na área, para conhecer mais, por estar envolvida com esta modalidade de educação e para mais contatos de trabalho”, enumera Fabiana. Também cursista, a professora de inglês Marisa Aparecida Thimóteo Pedroso, complementa afirmando que “usamos diariamente as tecnologias – e não só nós, também os alunos. Sendo assim, nós precisamos aprimorar nosso conhecimento, e esta é um excelente oportunidade de engrandecimento”.