Retrospectiva 2013

Retrospectiva 2013

20 DE DEZEMBRO DE 2013

Neste ano, o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância tem muito a comemorar. Com o ano que se encerra, vem a oportunidade para um panorama das atividades desenvolvidas pelo Nutead ao longo de 2013, que levaram ao crescimento e aprimoramento do núcleo. Aqui destacamos alguns momentos importantes, mas é válido lembrar que sistematicamente acontecem webconferências, treinamentos, cursos e capacitações no Nutead.


Já no começo do ano, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, a Comissão de Recredenciamento Institucional do Ministério da Educação esteve na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Este processo Recredenciou a Instituição para permanecer atuando na Educação a Distância. A comissão foi formada por três professores escolhidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas): Tais Carolina Bassler Maia, Aguinaldo Médici Severino e Eduardo Burigo de Carvalho.


E em outubro (10 e 11) a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior esteve na UEPG e Nutead em uma visita de acompanhamento técnico aos convênios UAB/UEPG em execução. A comissão foi composta por Aloisio Nonato e Luiz Lira, representantes da Supervisão Geral e Fomento, da Capes.



Ao longo do ano aconteceu a terceira edição do Plano Anual de Formação Continuada, com participação de 350 cursistas. A coordenadora do PAFC, Cláudia Muller, explica que foram necessários três anos de capacitação para começar a sistematização do conhecimento adquirido. O grande destaque do PAFC 2013 foi o prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual, com mais de 50 inscritos. O prêmio teve suas inscrições em maio e junho, sendo que a iniciativa visou incentivar o relato de experiências inovadoras em educação aberta, flexível e a distância. Os relatos resultaram em livro homônimo, “Inovações Educativas e Ensino Virtual”.


Os ganhadores receberam medalhas, certificados e ainda, os primeiros lugares receberam um Tablet cada. Em 1º Lugar da categoria Docência ficou Reinaldo Mayer, com o trabalho “Usando recursos gratuitos online”; 1º Lugar Gestão, Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos, com “Portabilidade da informação: iniciativas de acesso aberto à produção científica da UEPG”; 1º Lugar Tutoria, Liliane Barbosa Corrêa, com “O conhecimento sobre Grupos e Operatividade como recurso potente na atuação do tutor de EaD”.



Os meses de abril e maio foram especiais para 2.619 alunos da Educação a Distância da UEPG, tanto para a Instituição, quanto para o Nutead. Alunos dos cursos de Licenciatura em Geografia, História, Letras e Pedagogia terminaram suas graduações e colaram o grau, em cerimônias que se realizaram em 18 cidades de todo o Paraná e Santa Catarina. Foram alunos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programas Prolicen e Oferta Especial (Parfor). Depois, em outubro, aconteceram quatro formaturas dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Matemática, na modalidade a distância, ambos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil. No total, 120 alunos participaram das Colações de Grau em outubro.




Em 2013, três cursos receberam o reconhecimento pelo MEC. O reconhecimento é resultado de visitas de Comissões Avaliadoras do MEC – designadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os cursos reconhecidos foram de Licenciatura em Pedagogia, Geografia e Educação Física.


No dia 20 de outubro aconteceu o Vestibular dos cursos a distância 2013 da UEPG, com mais de 3.000 inscritos. Foram ofertadas 850 vagas para os cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em História, Letras Português/Espanhol, Matemática e Pedagogia. Os Polos de Apoio Presencial que abriram vagas foram: Apucarana, Cerro Azul, Cruzeiro do Oeste, Ibaiti, Itambé, Ivaiporã, Jacarezinho, Nova Santa Rosa, Palmeira, Palmital, São João da Boa Vista, São Mateus do Sul e Siqueira Campos.


Durante a divulgação do Vestibular 2013 dos cursos a distância da UEPG foram percorridas 140 cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Além da divulgação no Site da UEPG, no Portal Nutead e demais canais de comunicação da Instituição, panfletos e cartazes, a opção por ir às cidades veio para tentar alcançar um público cada vez maior que pode se beneficiar da Educação a Distância.


Para isso, foram visitados os Polos da UEPG, Secretarias de Educação e escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. Também, foram concedidas entrevistas a rádios e emissoras de televisão.


Vale ressaltar que também abriram inscrições para as Especializações em História, Arte e Cultura; Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, que iniciam as novas turmas em fevereiro. Em julho iniciou nova turma da Especialização em Gestão e Saúde.





Em agosto, o Plano Inovador de Capacitação (PIC) teve sua primeira edição realizada. O PIC é um curso organizado, por um grupo de professores formadores e tutores selecionados pelo NUTEAD, com o objetivo de destacar a EAD para os segmentos de professores da UEPG vinculados a EAD. Contando com mais de 100 inscritos, o curso alcançou os objetivos e será reofertado no ano de 2014, em duas edições.



Ainda neste ano, o acadêmico de Administração Pública, Hebner Gonçalves, foi o primeiro aluno da Educação a Distância da UEPG a ser selecionado para participar do Projeto Rondon. O estudante do Polo de Jaguariaíva viaja de 25 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, para a Operação Portal da Amazônia, na cidade de Itinga (MA). A Operação Portal da Amazônia do Rondon 2014 atenderá 17 municípios, nos estados de Tocantins e Maranhão, envolvendo 68 rondonistas voluntários, provenientes de 34 instituições de ensino superior.


Nos voltando para os cursos de extensão, 2013 representou um salto quantitativo na oferta. Se em 2011 tivemos 05 cursos ofertados e em 2012, 27 cursos, 2013 foi o ano em que aconteceu mais de 35 ofertas e reofertas de extensão.


Já para o início de 2014, estão agendadas inscrições para três cursos. Moodle Básico, Ead para professores: Desafios e Possibilidades e Formação de Tutores abrem suas inscrições a partir do dia 20 de janeiro. Também em 2014, acontece a 2ª edição do PAFC.

Envie uma Mensagem


Sua mensagem foi enviada com sucesso! Obrigado pelo contato, e em breve nossa equipe do Nutead irá responde-lo.


Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • suporte@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo ao Cine Teatro Pax)

Contatos


Telefones

  • (42) 3220-3388 (Secretaria)
  • (42) 3220-3798 (Graduação)
  • (42) 3220-3138 (Pós-Graduação)
  • (42) 3220-3165 (Extensão)
  • (42) 3220-3163 (Webconferências e Vídeos)

E-mail

  • nutead@ead.uepg.br

Endereço

  • Sede Administrativa do Nutead/UEPG - R. Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84045-020 (anexo do Cine Teatro Pax)

ABED

NUTEAD © 2024