UEPG Convida Acadêmicos Egressos para Participarem da Avaliação do Curso

9 DE JULHO DE 2014

Até 9 de agosto, ex-alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que concluíram a graduação de 2009 a 2014, podem participar do processo avaliativo sobre sua formação acadêmica. O processo de Avaliação de Egressos foi desencadeado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) nesta quinta-feira (9), com o objetivo de identificar as potencialidades e fragilidades e melhorar a qualidade do ensino de graduação ofertado pela instituição.

A presidente da CPA, professora Mary Angela Teixeira Brandalise, convida os ex-alunos a participarem da avaliação, respondendo a um questionário online. “A participação dos egressos vai contribuir para o aperfeiçoamento de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, diz, a ressaltar que este processo atende às normas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). “A consulta aos egressos no processo de avaliação institucional, bem como a tomada de decisões a partir dos resultados, é definida pelo Ministério da Educação (MEC) como indicador de qualidade da instituição”.

A pesquisa tem caráter sigiloso. O aluno egresso deve se identificar com seu número de CPF logo na abertura do sistema online, pois essa é a única forma de comprovar que foi estudante da UEPG. “O sistema garante o anonimato de quem responde ao questionário”, diz a presidente da CPA. Ela explica que, para resguardar o acesso aos resultados, os relatórios são elaborados pela CPA, e depois encaminhados aos Conselhos Superiores da UEPG para análise de aprovação.

De acordo com a professora Mary Angela Brandalise, essa fase da consulta se integrará outros instrumentos de avaliação em desenvolvimento pela CPA, como as consultas aos atuais acadêmicos, aos agentes universitários, aos docentes e à comunidade externa. Criada em 2005, a CPA tem como missão desenvolver programas e ações voltadas a avaliação institucional, para que as unidades pedagógicas e administrativas recebam suporte e informações que estimulem o debate e o planejamento de melhorias nas atividades meio e fim, objetivando a busca da excelência na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os ex-alunos que tiverem dúvidas sobre o procedimento devem procurar a CPA (pelo e-mail suportecpa@uepg.br ou telefone (42) 32203743).

Acesso ao Formulário Clique Aqui

Fonte: Neomil Macedo (UEPG)