Reitor impõe grau a formanda que reside na Venezuela

18 DE AGOSTO DE 2014

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), impôs grau, nesta sexta-feira (15) , à formanda Idenir de Fátima Manerich Neto Sá, que reside na Venezuela. A formatura extemporânea a distância foi realizada nos estúdios do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), no Campus Uvaranas. Idenir Manerich cursou a licenciatura em Geografia, modalidade de ensino a distância (EaD), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo de apoio presencial de Rio Negro.

Como Idenir Manerich mora atualmente na Venezuela em razão de transferência do marido para a capital Caracas, a UEPG possibilitou-lhe a imposição de grau a distância, pelo sistema de videoconferência do Nutead. A cerimônia seguiu todo o ritual de uma solenidade de formatura presencial, sob a presidência do reitor Luciano Vargas. A formanda prestou o juramento oficial do seu curso e, em seguida, recebeu o grau de licenciada em Geografia.

No seu pronunciamento, Luciano Vargas parabenizou a nova licenciada em Geografia, ressaltando que a UEPG se mantém de portas abertas para a complementação dos seus estudos, nos cursos de especialização e pós-graduação stricto-sensu ofertados pela instituição. Destacou ainda oportunidade de impor grau a um formando pelo sistema de videoconferência, recurso tecnológico que possibilita à universidade estar presente hoje em todo o território paranaense e regiões de São Paulo e Santa Catarina, com oferta de cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação, em 38 polos de ensino a distância.

Emocionada, a nova professora de Geografia agradeceu aos professores da UEPG, tutores e colegas de curso, além do reitor e da professora Zilda Maria Consalter, chefe da Divisão de Expediente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pela oportunidade de colar grau, mesmo estando em outro país. Agradeceu ainda aos professores Márcio Cezar Lopes e Gilson Campos Ferreira da Cruz, em nome dos demais docentes do curso. Disse que sem o apoio dessas pessoas e da sua família não conseguiria concluir seus estudos. “É uma vitória, para uma pessoa que já na idade adulta que resolveu retomar os estudos”, disse. “Vou fazer desse diploma algo muito belo”, completou.