Solenidades de colação de grau que aconteceram na semana passada

12 DE MAIO DE 2015

Durante a semana passada aconteceu a formatura dos cursos de Educação Física, Letras Português/ Espanhol, Licenciatura em História e Geografia. No dia 06 de maio a cerimônia de formatura foi no polo de Bituruna. Nos dias 07 e 08 no Cine Teatro Pax, em Ponta Grossa, e no dia 09 na cidade de Siqueira Campos.

Ao todo mais de 100 alunos graduaram-se. Para a coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, Hermínia Regina Bugeste Marinho, a sensação é de dever cumprido. “É um momento festivo, ímpar da instituição. As portas da UEPG continuam abertas para todos os polos, para todos que lá queiram fazer a sua graduação, a sua pós-graduação e os polos também tem as portas abertas junto ao sistema UAB", completa. Para o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, é fundamental para a cidade de Bituruna ter um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) porque permite a população da cidade realizarem um curso superior. "Muitos deles as vezes não tem condições de estarem se deslocando para grandes centros para fazer um curso superior", afirma. Castilho ainda comenta que o município recebe estudantes de outras cidades.

No discurso durante as formaturas no Cine Teatro Pax o reitor da UEPG, Luciano Sant’Ana Vargas, reforçou o repúdio da comunidade acadêmica pelo uso de força bruta e desproporcional no atentado em Curitiba aos professores do estado. O Pró-reitor Miguel Arcanjo de Freitas Junior afirma que esse é um momento ímpar para a instituição. Para Freitas a graduação é apenas uma primeira etapa, na qual estão baseados os demais saberes.

Cleusi Standler é mãe de uma das graduandas do curso de história e conta que ficou muito orgulhosa com a escolha da filha pela profissão. “Eu também sou formada em história. Para mim é uma satisfação muito grande. Todo o esforço que ela fez demonstra que ela seguiu os meus passos buscando sempre o caminho do conhecimento”, finaliza. Eliane de Fátima Rauki, coordenadora geral do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, afirma que sempre ao formar novos alunos o sentimento é de dever cumprido. “É a sensação de contribuir para a melhoria e desenvolvimento da sociedade”, diz. A professora completa dizendo que as portas da Universidade Aberta do Brasil continuam abertas para os recém-graduados