Mobilização contra os cortes Orçamentários no Programa Universidade Aberta do Brasil

24 DE AGOSTO DE 2015

Recentemente a Diretoria de Educação a Distância  (DED)/CAPES anunciou um corte de orçamento que atinge diretamente o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo a coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Hermínia Regina Marinho, a modalidade de ensino a distância encontra-se em expansão. “A educação a distância acompanha o crescimento tecnológico do mundo atual e oportuniza o acesso a educação de forma singular. Paralisar este setor resultaria em um prejuízo incalculável para a sociedade”, afirma.

Criado em 2005, o Sistema UAB integra 87 instituições públicas que oferecem cursos de nível superior por meio da metodologia da educação a distância. O público alvo da UAB é a camada da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária.  Os professores, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal são prioridades do sistema.

A UAB já formou mais de 120.000 alunos em nove anos . Somente na UEPG já formaram-se 4.793 alunos em 42 polos ativos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Para Hermínia o momento econômico no país é de retração, entretanto, a educação é um setor fundamental da sociedade que não pode ser sacrificado.

“Pelo alcance e pela relevância do programa UAB é que nos manifestamos contra os cortes no orçamento por parte do Ministério da Educação e da CAPES para as universidades vinculadas a UAB”, enfatiza a coordenadora do núcleo.

MANIFESTO UAB SEM LOGO

Meta para a educação

A meta da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é chegar em 2022 com 30% do total de alunos do ensino superior oriundos do sistema a distância. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) diz que o mundo inteiro vai precisar dobrar a sua população universitária até o ano de 2030. Para Luciano Sathler, diretor da ABED, não há outra alternativa para atingir a meta que não a educação a distância.

Junte-se a nós neste movimento

Assine a petição online: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR83558

Assista ao video da Campanha: https://youtu.be/do5LaUrNG3E