Acessibilidade Virtual

18 DE FEVEREIRO DE 2016

Prezado aluno,

Desde o primeiro semestre de 2016, estamos implantando em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), medidas de acessibilidade virtual, como parte do projeto denominado: PAVUN - Projeto de Acessibilidade Virtual, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (NUTEAD).

As soluções adotadas destinam-se a todos, tornando o ambiente acessível, independente das dificuldades e deficiências.

Será possível notar que as disciplinas estão totalmente reformuladas, seguindo práticas e normas internacionais de acessibilidade virtual da W3C, a fim de atender as questões legais determinadas no Decreto nº 5296, de 2 de dezembro de 2004, que em seu Capítulo VI trata do acesso à informação e comunicação, do Comitê CB-40 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que se dedica à normatização no campo de acessibilidade, definindo normas de acessibilidade em todos os níveis, desde o espaço físico até o virtual, no Decreto nº 6949, de 25 de agosto de 2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, elaborada pelas Nações Unidas em 30 de março de 2007, definindo, em seu artigo 9º, a obrigatoriedade de promoção do acesso de pessoas com deficiência, a novos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, inclusive à Internet.

Lei de Acesso à Informação de 18 de Novembro de 2011.

Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007

O novo formato do curso segue um padrão de “abas”, possibilitando uma melhor navegação nas disciplinas, existe também uma nova sessão de Material Didático, em fase de testes, a qual proporciona novos formatos para leitura do livro didático da disciplina.

Alguns blocos, tais como calendário, mensagens, dentre outros, foram suprimidos da página das disciplinas, no lugar deles foram adicionados o BLOCO ACESSIBILIDADE e o BLOCO NAVEGAÇÃO.

O bloco ACESSIBILIDADE, figura 1, possibilita a utilização da ferramenta LUPA e de MUDANÇA de cores, facilitando a visualização da disciplina.

bloco_acessibilidadeFigura 1 – Bloco Acessibilidade

Entenda o bloco acessibilidade:

Primeira linha, ferramenta LUPA, aumentar e diminuir tamanho do texto:

a- / A menos Diminui o tamanho do texto;

a / A Redefine o tamanho do texto, deixando no tamanho padrão;

a+ / A+ Aumenta o tamanho do texto;

padraoSalvar Configuração de zoom realizada.

Segunda linha, ferramenta de mudança de cores, alto contraste:

botao_R Redefine as cores da página, deixando nas cores padrões;

amarelo Opção para baixa visão, fundo cor amarelo claro, escrita em preto;

azul Opção para baixa visão, fundo cor azul claro, escrita em azul escuro;

alto Opção para baixa visão, alto contraste, fundo cor preto, escrita em amarelo;

Neste momento, nosso objetivo é facilitar a aprendizagem, bem como torná-la acessível a todos, outras medidas estão sendo tomadas, que serão aplicadas futuramente.

Agradecemos o apoio de todos, essa medida mostra a preocupação da UEPG E DO NUTEAD com os estudantes, sempre buscando o melhor para eles.

Desde já agradecemos o seu interesse e apoio.

Projeto de Acessibilidade Virtual da UEPG/NUTEAD.