INEP cria grupo para organizar padrões e parâmetros da EaD

10 DE MAIO DE 2016

Grupo é composto por vinte e oito profissionais, entre eles a professora Carmen Pandini

O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em diário oficial, na última sexta-feira (6), a criação de um Grupo de Trabalho para organização de padrões e parâmetros de qualidade para a educação à distância.

Deste grupo fazem parte vinte e oito profissionais ligados à educação à distância, entre eles a professora Carmen Maria Cipriani Pandini, que é secretária da Câmara de Educação à Distância da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que tem a professora Eliane Rauski, do NUTEAD, como integrante. O corpo de trabalho é formado ainda por membros do próprio INEP, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O GT será responsável pela definição de indicadores para avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia as instituições que ofertam cursos à distância, e estabelecerá o processo avaliativo dos estudantes conforme as Diretrizes e Normas Nacionais para Oferta de Programas de Cursos de Educação Superior na Modalidade à Distância.

A criação do grupo é resultado de medida prevista pelo Ministério da Educação (MEC), baseado no novo marco legal da educação à distância no Brasil, proposto pelo CNE. O novo marco prevê, por exemplo, o fim da distinção na avaliação e regulação entre cursos presenciais e à distância, além de ampliação de acervo digital das bibliotecas e o compartilhamento de polos por diversas instituições.

O marco também busca mudar procedimentos básicos na gestão dos polos e fazer com que obrigações de presencialidade e estrutura passem a depender do projeto pedagógico de cada instituição.

O objetivo do grupo  é trabalhar na construção dos novos parâmetros para avaliação da EaD e o grupo tem sessenta dias para apresentar resultados do seu trabalho à consulta pública e à Conaes e CNE.