Integrantes da Redesastre visitam instalações do NUTEAD

11 DE MAIO DE 2016

O capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Casa Militar, e a professora Danyelle Stringari da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estiveram na UEPG nesta segunda-feira (9) apresentando a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica – Redesastre ao Conselho de Administração da UEPG. O Redesastre integra o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED-PR.

Na oportunidade, conheceram a estrutura, os cursos ofertados e o funcionamento do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta à Distância (NUTEAD). Ambos foram conduzidos pela Diretora do NUTEAD, Profa. Eliane Rauski, e pelo Gerente de TI, Albino Szesz Junior, do Núcleo de Tecnologia Educação Aberta e Distância da UEPG.

A visita ao NUTEAD celebrou parceria e, no período de 16 à 18 de maio, o núcleo receberá o  Capitão Lucas Frates Simiano, o subtenente Valter Monteiro, e o Sd. Delcio Cordeiro do Nascimento,  para o primeiro intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento de cursos na modalidade EaD para a REDESASTRE.

O CEPED busca estimular, agregar e formar uma rede de universidades cooperadas, públicas e privadas, em torno de ações necessárias para a redução e riscos de desastres. Alguns antecedentes foram preponderantes para a criação do CEPED-PR. Entre eles, o capitão Pinheiro enumera o aumento da quantidade de desastres no Paraná; a predominância das ações de resposta e dificuldade de integração entre as instituições; a falta de percepção dos impactos, como na área econômica, por exemplo; e defasagem do sistema estadual de defesa civil, entre outros.

O Reitor Prof. Carlos Luciano Sant’Ana Vargas disse que a UEPG está aberta à Redesastre, para o desenvolvimento de projetos e atividades, nos termos do convênio de cooperação assinado em 2014. “É importante que, na graduação e pós-graduação, os alunos sejam direcionados a desenvolver trabalhos nesse campo, tendo como fonte o banco de dados da Defesa Civil”, disse.

Falando da interdisciplinaridade, o reitor citou aspectos legais de medidas tomadas na sequência de desastres, como dispensas de licitação e cobertura de danos, temas ligados à área do Direito. “A UEPG está apta a dar sua contribuição para o desenvolvimento dessa rede”, completa.