Programa DES realiza palestra sobre mapas conceituais

13 DE JUNHO DE 2016

O Programa Docência no Ensino Superior (DES) continua suas ações nesta quinta-feira (16). O tema da palestra dessa semana, que será proferida pelo professor Silvio Luiz Rutz da Silva, são Mapas Conceituais, que são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede a fim de apresentar mais claramente o conteúdo de uma aula ou exposição de conhecimento.

O evento é aberto ao público e acontece no auditório do PDE - próximo ao Restaurante Universitário do Campus de Uvaranas - a partir das 9h da manhã. O público-alvo são professores e alunos da UEPG, agentes universitários e professores de educação básica. Não há necessidade de inscrição prévia e será respeitada a capacidade do auditório. Haverá certificação de participação pela PROGRAD.

Silvio Luiz Rutz, palestrante do evento  é professor no Departamento de Física da UEPG e assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG. Desenvolve pesquisa sobre ensino de Ciências e Atividades de Extensão além de participar da equipe do Projeto Rondon. É graduado em Licenciatura em Ciências  com habilitação em Química pela UEPG , mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flipped Classroom

O último evento do Programa DES, realizado no último dia 25, tratou do conceito de Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) com o professor Fábio André dos Santos. O evento aconteceu no auditório do Bloco E, que esteve lotado. Estiveram reunidos professores, alunos e agentes universitários.

Na oportunidade, a professora Maiza Taques Althaus, coordenadora do Programa DES, destacou que o professor Fábio  vem criando novos significados, trabalhando as metodologias ativas e "invertendo" sua sala de aula - evocando a participação ativa dos alunos.

Banner  DES Silvio