Nutead lança cursos abertos a comunidade

3 DE NOVEMBRO DE 2016

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância (Nutead), oferta quatro cursos online gratuitos para a comunidade. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (3), na Sala dos Conselhos (Bloco da Reitoria/Campus Uvaranas), com a participação do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; dos pró-reitores de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, e de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior; da coordenadora do Nutead, Eliane de Fátima Rauski, coordenadores dos cursos e equipe técnica do órgão responsável pelo suporte aos cursos de programas semi-presenciais e a distância da UEPG.

Os cursos ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’ e ‘Produção de Verduras Orgânicas’ são ofertados no formato MOOCs, sigla para Massive Open Online Courses (Cursos Online Abertos e Massivos, em tradução livre). Segundo a coordenadora do Nutead, ambos estão no catálogo de cursos da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais (Abruem), como a primeira ação da Rede EaD da entidade. Outros dois cursos são autorizados pela E-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), que consiste em um conjunto de recomendações para que a acessibilidade dos sites e portais do governo brasileiro seja conduzida de forma padronizada.

A coordenadora do Nutead comenta que os cursos lançados têm um diferencial em relação aos demais cursos a distância ofertados pela UEPG. “Nos MOOCs, não há necessidade de fechar uma turma para iniciar o curso. A pessoa se cadastra e inicia o curso a hora que desejar, fazendo ela mesma o seu cronograma de estudos”, diz. Por meio de uma interligação de sistemas, a certificação é emitida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e é opcional. “Se o interessado optar pelo certificado, pagará uma taxa de serviço mínima”, completa, destacando a qualidade dos cursos ofertados, com vídeo-aulas, apostilas e atividades na plataforma virtual.

Eliane Rauski destaca as inúmeras possibilidades de oferta de cursos para a comunidade, proporcionada pelo MOOCs. “É uma forma de a universidade se aproximar ainda mais da comunidade, disponibilizando gratuitamente o conhecimento produzido por professores, técnicos e alunos”. Ela cita o curso de produção de verduras orgânicas, inicialmente disponibilizado para os servidores, com suporte do Colégio Agrícola Augusto Ribas. “Hoje, esse projeto já contribui para o abastecimento do Restaurante Universitário do Campus Uvaranas”, revela. “Agora estará disponível também para famílias, trabalhadores e produtores rurais que desejam cultivar produtos orgânicos, usando as técnicas corretas de manejo, produção e colheita, de acordo com a legislação.

O reitor Luciano Vargas destaca o lançamento dos cursos gratuitos abertos à comunidade, mesmo num momento de dificuldades de ordem orçamentária e financeira enfrentadas por toda a sociedade, na esfera pública e privada. “Os administradores devem estar sempre preparados para superar esses momentos”, diz. “Com menos recursos, temos conseguido realizar mais e melhor”, frisa. “Esses novos cursos vão abrir inúmeras possibilidades de qualificação para a comunidade, ampliando ainda mais o alcance da instituição que, por meio do Nutead, tem reconhecido know-how na modalidade de educação a distância.

IMG_4846

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, observa que o ensino a distância também pode desenvolver extensão a distância. “A UEPG está muito avançada nessa questão, disponibilizando conhecimento e abrindo espaço para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho”, disse. Da mesma forma o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, vê a possibilidade de integração com os alunos da graduação presencial atuando, para a produção de conteúdo e oferta de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

INSCRIÇÕES - 1/11/2016 a 31/12/2016

PRODUÇÃO DE VERDURAS ORGÂNICAS