Acolhida ao Calouro do NUTEAD reúne mais de mil alunos nos polos

28 DE MARÇO DE 2017

O Núcleo de Tecnologia Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) realizou, durante os dias 24, 25 e 26 de março, visitas aos polos de apoio presencial pelos funcionários de seu corpo técnico e pedagógico - equipe de Tecnologia da Informação (TI), tutores, secretários de curso, coordenadores - com intuito de recepcionar os acadêmicos ingressantes de todos os cursos de graduação ofertados na modalidade a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Foram visitados 31 polos e mais de 1400 alunos, o que corresponde a 62,37% dos calouros, se fizeram presentes. Estes receberam uma agenda como um presente de boas vindas. Os alunos compareceram para tirar dúvidas, conhecer professores, tutores, e equipe do NUTEAD, bem como as instalações do que serão, a partir de agora, seus locais de encontro.

Nestes dias foram abordados temas e rotinas importantes para os acadêmicos. Também ocorreu a apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da universidade e uma aula inaugural. Este foi o primeiro espaço para integração dos acadêmicos com a UEPG e os respectivos polos de apoio presencial.
 O Núcleo também preparou uma Acolhida Virtual, com mudanças no AVA:  a acolhida - com tour virtual - faz parte do processo de nivelamento em TI, complementado pela disciplina de Introdução a EaD, com o objetivo de diminuir a evasão nos primeiros semestres.

As ações virtuais da acolhida ao calouro EAD 2017 foram as seguintes:

• Inserção de um pop-up nos endereços vinculados ao EAD. Esse pop-up redireciona para a página desenvolvida especificamente para a Acolhida.

• Página específica para a acolhida com o vídeo de boas vindas e uma mensagem motivacional (https://ead.uepg.br/acolhidaEad2017/)

• Personalização interna do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG) com a inserção do material de acolhida e manuais de utilização do AVA e de como atualizar perfil.

• Tour Virtual: inserção de tour virtual para assimilação do ambiente por parte dos acadêmicos. Isso inclui um "Passo a Passo" com explicações de cada bloco e setor do ambiente.

• Módulo Introdutório com a ambientação do ambiente virtual de aprendizagem. Cabe ressaltar ainda que nossos alunos também receberam um e.mail de acolhida com RA e Senha.

acolhida 2017