NUTEAD apoia evento internacional promovido pelo departamento de Geociências da UEPG

1 DE JUNHO DE 2017

O Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza nesta instituição, entre os dias 9 e 14 de outubro, o IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e o II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação. Entre os apoiadores do evento está o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD).

Os temas a serem discutidos são geodiversidade, geoconservação, geoparques, geoturismo, patrimônio geológico e suas conexões com o ensino. Para Antonio Liccardo, professor do Departamento de Geociências da UEPG, “é um espaço não somente de integração entre alunos e pesquisadores, mas também de divulgação e popularização das geociências, políticas públicas, cultura e desenvolvimento territorial sustentável através de estudos na área realizados tanto no Brasil como em Portugal”.

A programação conta com cursos, grupos de trabalho, palestras, mesas de debate sobre questões em evidência do patrimônio geológico, apresentações de trabalhos e excursões a geossítios. Pesquisadores de outros países, como Portugal, Inglaterra, entre outros, considerados referência mundial nos estudos da geodiversidade, vão participar do evento. A diretora do NUTEAD, Eliane Rauski, enfatiza que alunos do curso de Licenciatura em Geografia/UAB que tiverem trabalhos aprovados terão suas despesas custeadas pelo  núcleo.

Liccardo explica ainda que é a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece em Ponta Grossa e avalia como um marco para a cidade. “Essa oportunidade consolida as pesquisas que vem sendo desenvolvidas há bastante tempo, revela maturidade nos resultados e estudos científicos além de centralizar as atenções para a geografia local, fator este decisivo na escolha do local do evento”, ressalta.

O evento é direcionado para acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais que atuam na área e comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento até dia 30 de agosto. Estudantes pagam R$ 100, estudantes de Pós-Graduação R$ 200 e Profissionais R$ 400. No dia do evento esses devem ser alterados. Mais informações acesse www.4sbpg.com ou entre em contato pelo e-mail 4sbpgsecretaria@gmail.com