Nutead participa de encontro com gestores de Relações Humanas na UEPG

9 DE NOVEMBRO DE 2017

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) participou, nesta quinta-feira (09), do encontro com gestores de Relações Humanas de 27 empresas de Ponta Grossa e região, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento aconteceu durante todo o dia na Sala dos Conselhos da instituição no prédio da Reitoria. Conforme Miguel Archanjo de Freitas Junior, pró-reitor de Graduação, o objetivo desse encontro “é aproximar a universidade da sociedade e do setor empresarial”.

O gerente de Tecnologia da Informação (TI) do Nutead, Albino Szesz Júnior, apresentou, em parceria com o Analista de Infraestrutura, Elias Scheifer, o projeto “Espaço Maker – A UEPG mais perto de você”. Segundo Albino, a ideia “é trazer para a instituição uma nova forma de fazer extensão com a utilização de um espaço onde o aluno possa exercer seu protagonismo através do conceito de 'construa suas ideias e faça você mesmo'”.

O projeto apresentado prevê a criação de um espaço próprio, no campus da UEPG localizado em Uvaranas, onde os alunos possam discutir ideias e solucionar questões através do conhecimento adquirido na graduação. Outra proposta é ter um dia chamado Open Day, que tem como objetivo a participação da comunidade geral nas atividades. Além disso, está previsto o processo de reciclagem de materiais eletrônicos, garantindo, dessa forma, que o descarte de peças eletrônicas seja feito de forma consciente.

Ainda de acordo com Albino, essa experiência presente em mais de 70 países (560 laboratórios pelo mundo), proporciona uma forma mais colaborativa e aberta “ocasionando uma mudança na forma de ensinar e, consequentemente, leva a outras formas de pensar por meio do uso de tecnologias e de um conjunto de práticas integradas”. A diretora geral do Nutead, Eliane de Fátima Rauski, salienta que a UEPG é uma instituição pioneira em promover a cultura Maker na região e alerta às empresas participantes do encontro que esse projeto pode ajudá-los nas soluções de problemas, caso haja parceria.

O pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Junior, reconhece que “mostrar o potencial da universidade em diferentes áreas e atividades” incentiva à aproximação da universidade com a comunidade. Como resultado, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, sinalizou apoio e parceria a este desafio que surgiu há três anos, fruto de conversas formais e informais com o setor empresarial. Para João Carlos, a universidade precisa estar atenta às exigências do mercado e quais profissionais deve formar. “É acompanhar a filosofia que chega com profissionais de países que estão em sintonia com o tempo de inovações rápidas e de metas arrojadas”, acrescenta.