NUTEAD recebe visita do Hemepar para a oferta de Especialização em Hemoterapia

16 DE MAIO DE 2018

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) recebeu a visita do corpo técnico do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), hoje (16), no período da manhã. O motivo da visita deve-se ao curso de Especialização (lato sensu) em Hemoterapia, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Hemepar.

A diretora geral do NUTEAD, Eliane de Fátima Rauski, recepcionou o grupo liderado pela a chefe da divisão de Pesquisa Técnica e Científica do Hemepar, Kátia Teixeira de Meiroz Grilo, que explicou que o interesse da comitiva é em conhecer o funcionamento da plataforma virtual (AVA) e a produção de videoaulas, uma vez que o curso está sendo ofertado na modalidade presencial e à distância.

Para as gestoras de Tecnologia da Informação e Design Educacional, responsáveis pelo ambiente virtual de aprendizagem, Carmen Simão e Cristine Simão, “é importante que os técnicos conheçam o universo EaD, pois dessa forma, aprendem como transformar o conteúdo teórico em algo atrativo para o aluno”. O jornalista e produtor de vídeo do NUTEAD, Athon Gallera, salienta que a base para uma boa videoaula é ter um bom texto. “O núcleo dispõe de um excelente aparato tecnológico para produção, gravação e edição de conteúdo, mas o texto escrito, anteriormente, pelo professor e o roteiro são as ferramentas que podem garantir a fluência frente à câmera na hora de transmitir o conhecimento ao aluno sem que ele perca o interesse”, enfatiza.

O curso de Especialização em Hemoterapia tem como público alvo profissionais da saúde do Estado com nível superior e que estejam, preferencialmente, na área do ciclo do sangue.  As aulas iniciaram em março e a programação prevê temas como imunização; políticas públicas para a área; detecção de infecções; triagem e coleta de sangue de doadores; gerenciamento de estoques, entre outros assuntos. É a segunda vez que o curso está sendo apresentado. A primeira edição aconteceu em 2013 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e nas unidades da Hemorrede de Maringá, Londrina e Curitiba. (fonte: http://www.saude.pr.gov.br)