NUTEAD participa do Fórum Nacional de Coordenadores UAB

11 DE JULHO DE 2018

Na última terça-feira (10), teve início o Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. Gestores das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em todo o país, seguem reunidos, até dia 13, para compartilhar experiências, apresentar propostas e estreitar o contato com as instâncias do Ministério da Educação (MEC).

A diretora geral do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), Eliane de Fátima Rauski, participa deste evento representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa, além de fazer parte da etapa presencial do Congresso Internacional de Educação de Tecnologias e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED), que acontece, juntamente, com o ForUAB.

Para Eliane Rauski, a importância do evento se dá pelo fato de o ForUAB “servir como um canal com a DED /CAPES [Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”. “Além de questões práticas, relacionadas a editais de articulação específicos e gestão de convênios, o fórum oportuniza a integração de grupos de trabalho que discutem a institucionalização da EaD, o fomento, pós-graduação, entre outros temas que são fundamentais para a modalidade a distância”, enfatiza.

O ForUAB “é composto por coordenadores gerais e adjuntos UAB das instituições de ensino superior integrantes do Sistema UAB [criado em 2005]. Compõem ainda a presidência, coordenadores UAB eleitos por seus pares e o diretor de Educação a Distância da CAPES”, conforme publicação na página oficial. Foi instituído em caráter nacional, através da Portaria nº 34/2018, em fevereiro deste ano e tem como “elaborar diretrizes, propor critérios técnico-pedagógicos e indicadores avaliativos para o aperfeiçoamento da gestão da modalidade de Educação a Distância no Sistema UAB”. O evento, que acontece na UFSCar, encerra sexta-feira (13).

Curso de extensão ‘Acolhimento UAB’ nas IPES

Em junho deste ano, a DED/CAPES, através da Coordenação-Geral de Programas e Cursos em EaD, em parceria com o Laboratório de Tecnologia e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG/LabTIME), anunciou as inscrições para o curso de extensão ‘Acolhimento UAB’, em âmbito nacional, nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). O curso destinava-se apenas aos calouros em curso superior pertencente ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Hoje, o curso é ofertado a todos os alunos interessados. Confira mais informações aqui.