NUTEAD recebe visita de alunos do ensino médio de escola pública

10 DE AGOSTO DE 2018

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) recebeu em sua sede, na manhã de ontem (09), 50 alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual General Osório. Além do núcleo, os estudantes, acompanhados por duas docentes do colégio, visitaram as instalações da nova biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), localizada no campus de Uvaranas, e o Bloco L.

A ideia da visita partiu das professoras de Geografia e Física, respectivamente, Suzana de Fátima Camargo Ferreira da Cruz e Simone Aparecida da Silva. “Sou professora formadora aqui no núcleo [NUTEAD], conheço o trabalho que é feito, sei da seriedade que é tratado o ensino superior na modalidade a distância; acredito muito na capacidade de alcance que a EaD tem a e reconheço a sua importância”, relata Suzana.

Para a diretora geral do NUTEAD, Eliane de Fátima Rauski, a visita dos alunos só reforça o conceito de democratização do ensino. “Temos uma preocupação muito grande em atingir a sociedade com o conhecimento que é produzido aqui na universidade. A cada visita que recebemos e podemos mostrar o funcionamento do núcleo além de apresentar nossos cursos, especialmente, os MOOC’s [Curso Online Aberto e Massivo], alcançamos um pouco do nosso objetivo”.

“Não sabia que existia EaD na UEPG. Fico feliz porque você pode estudar com a mesma qualidade de um curso superior presencial só que com flexibilidade de horário. Às vezes penso em prestar vestibular, mas pelo fato de ser em período integral, acabo desistindo da ideia. O ensino a distância possibilita que você possa trabalhar durante o dia e fazer seu próprio horário de estudo”, destaca o estudante João Victor Freitas.

O gerente de TI, Albino Szesz Junior, destaca que uma dúvida muito comum entre os alunos é o preconceito com a qualidade dos cursos em comparação aos da modalidade presencial. “Após oito anos trabalhando no ensino a distância posso dizer que o aluno que ingressa nesta modalidade precisa de autonomia pra estudar. Consequentemente este aluno adquire uma formação pró-ativa, disciplinada e que buscam por resolução de problemas de forma independente, algo que contribui para o acesso ao mercado de trabalho ”, enfatiza.