Comitiva de docentes da Universidad Veracruzana visita NUTEAD

13 DE AGOSTO DE 2018

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu, no último dia 09, uma comitiva da Universidad Veracruzana, de Vera Cruz, instituição de ensino localizada no México. Os docentes aproveitaram a participação no 6º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa (ECOMPG) e do 1º Encontro de Educação Social e Pedagogia Social de Ponta Grossa (EDUSOPG) com o tema “Os processos educativos sociais entre Brasil e México”, para conhecer instalações do núcleo e o processo de produção do material para a modalidade EaD.

A diretora geral do NUTEAD, Eliane de Fátima Rauski, e o gerente de TI, Albino Szesz Junior, recepcionaram a comitiva formada pelos professores Alberto Arriaga Parada e Lucila Maria Perez Muñoz, da Universidade Veracruzana, e Salvador Bobadilla Beltrán, da Universidad Autónoma del Estado de México e da Universidad Academica Profissional Tejupilco, acompanhados pelo professor Érico Ribas Machado, coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES).

Na oportunidade, após conhecerem a história, estrutura, os curso ofertados na UEPG na modalidade a distância e o software utilizado para acesso e distribuição de conteúdos dos cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA), o professor Alberto Arriaga Parada apresentou a viabilidade de uma proposta de intercâmbio, a qual estudantes mexicanos participam de cursos da língua portuguesa e cultura brasileira e alunos brasileiros teriam suporte para acessar instituições de ensino superior mexicanas.

“O objetivo é despertar o interesse pela realização de estudos no Brasil e, da mesma forma, garantir que os estudantes brasileiros se interessem por estudos no México. Por isso nosso curso prevê cinco módulos, onde teríamos o processo de imersão cultural e gastronômica levando em consideração o idioma e a história local, ou seja, a ideia é que o aluno não fique restrito à sala de aula, mas também visite locais importantes e faça parte daquela realidade enquanto estiver estudando”, explica Parada.

O acordo firmado entre as instituições foi discutido em reunião com a vice-reitora, Gisele Quimelli, que conforme assessoria, "demonstrou grande interesse da UEPG em estabelecer uma maior relação com as universidades mexicanas, assim com instituições dos demais países da América Central e América do Sul, como forma de valorizar a identidade latino-americana".