Equipe de professores assume direção geral e pedagógica do NUTEAD

4 DE SETEMBRO DE 2018

O mês de setembro iniciou com mudanças de gestão em toda a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Durante a manhã de hoje (04), ocorreu, na sede do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), a primeira reunião de trabalho entre a nova diretoria geral e pedagógica e colaboradores do núcleo. Ao longo da apresentação foram abordados os objetivos, as expectativas e os princípios que compõem a nova gestão, que ficará à frente do núcleo pelos próximos quatro anos.

A equipe é formada pelos professores Carlos Willians Jaques Morais, que assume a direção geral; Kelly Cristina Ducatti da Silva, na coordenação pedagógica e adjunta do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, por último, Cristiane Aparecida Woytichoski, com a coordenação de convênios e assessoria pedagógica. “Como ‘somos um time que está dando certo’ no curso de Pedagogia e temos experiência no ensino a distância, achei prudente mantermos a relação para assumirmos este novo compromisso com o NUTEAD”, conta Morais.

A coordenadora pedagógica ressalta que o importante é saber que a nova gestão tem como objetivo trabalhar em parceria com a equipe, sem a pretensão de competir. “Reverenciamos todo o trabalho realizado nas gestões anteriores, reconhecemos todos os esforços feitos e as conquistas do passado, mas, a partir de agora, vamos iniciar um novo ciclo para somar e agregar ao núcleo, especialmente, no que diz respeito ao trabalho pedagógico”, salienta a professora Kelly. Para a coordenadora de convênios, Cristiane Aparecida Woytichoski, o compromisso desta proposta está do desenvolvimento de um trabalho que envolve diálogo com os funcionários.

Como metas, a nova diretoria estabeleceu a institucionalização da EaD, uma formação de qualidade e a inovação. “É importante refletirmos sobre o que significa para a UEPG ter o NUTEAD. A partir desta reflexão podemos assumir uma identidade dentro da instituição. Do ponto de vista pedagógico, precisamos atender às demandas não somente dos cursos de graduação e extensão que temos. É de extrema importância estarmos atentos às negociações que tem sido feitas com a CAPES [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] para a oferta de cursos de pós-graduação Stricto sensu”, destaca Morais.

“Quando falo em identidade do núcleo, me refiro ao fato de não nos colocarmos em uma posição de mediadores de convênios, mas de sermos prospectivos, isto é, de assumirmos os avanços com um nível de Know-how sabendo da capacidade que o NUTEAD tem de produzir”, aponta. Além da negociação com a CAPES, o NUTEAD está em contato com a Universidade Veracruzana, do México, e uma universidade em Portugal, na busca por convênios para intercâmbio de cursos. Como princípios de gestão, Morais destaca: ética e justiça; gestão colegiada e democrática; transparência e diálogo aberto; respeito à hierarquia e às normas e construção contínua e dinâmica.

Após uma pequena pausa, professores e colaboradores confraternizaram com um café. Para encerrar a reunião, cada um dos funcionários se apresentou, relatando sua formação acadêmica e função desempenhada dentro do núcleo.

Conheça a nova chefia

CARLOS WILLIANS JAQUES MORAIS

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/RS e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela UNESP e doutorado em Educação (Ética, Filosofia Política e Educação) pela UNICAMP. É professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo.

Foi Coordenador Institucional do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) entre os anos de 2010 e 2011 e Coordenador do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UEPG), entre 2011 e 2012. Na Educação a Distância foi Coordenador de Tutoria do Curso de Pedagogia (2010), coordenador do Curso de Complementação em Pedagogia (2011), coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia (Convênio PARFOR/EAD: 2010-2013).

Desde 2013 atua como coordenador do Curso de Pedagogia (Convênio UEPG-CAPES/UAB), e desde 2015, também é coordenador do Curso de Pedagogia, modalidade presencial. É autor de diversas publicações na área de Filosofia, Comunicação e Formação de Professores. em como propósito ampliar o debate sobre a institucionalização da EaD; realçar a natureza pedagógica do NUTEAD e investir em inovação e produção de educação tecnológica.

KELLY CRISTINA DUCATTI DA SILVA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2003), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atua principalmente nas seguintes disciplinas: Pesquisa, Prática Pedagógica e Didática.

CRISTIANE APARECIDA WOYTICHOSKI DE SANTA CLARA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), possui Mestrado em Educação pela mesma instituição, concluído em 2013. Atualmente é Doutoranda no programa de Pós Graduação - UEPG e professora do Departamento de Pedagogia (UEPG), nas Disciplinas Estágio Curricular Supervisionado em Gestão da Educação Básica, Gestão Educacional II e Pesquisa e Prática Pedagógica II.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES).