NUTEAD e PROEX promovem 6º Prêmio de Inovações Educativas e Ensino Virtual

14 DE SETEMBRO DE 2018

A cerimônia de divulgação do Prêmio de Inovações Educativas e Ensino Virtual, promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Universitários (PROEX), foi realizada na noite do último dia 12, na Biblioteca Central Professor Faris Michaele, no campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na oportunidade ocorreu também o lançamento do livro “Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas” e “Ciências Sociais Aplicadas: cotidiano e representações”.

O evento, que celebra a sexta edição do prêmio, inaugurou o espaço da biblioteca idealizado para divulgação cultural e científica. A bibliotecária Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos, uma das organizadoras do livro em alusão ao prêmio, juntamente com Fernanda Bassani e Eliane de Fátima Rauski, destacou que no livro é possível “apreciar relatos de atividades de práticas inovadoras em educação aberta, flexível e a distância e experiências que destacam o uso da tecnologia e a gestão do conhecimento mostrando o resultado do saber-fazer-acontecer com ações significativas na Educação”. “Continuamos acreditando que a divulgação das práticas é que reforçam e motivam e fazem o saber fazer acontecer na Educação”, completou.

Após a entrega do certificado de participação aos autores inscritos foram anunciados os premiados. Conforme a comissão organizadora somente os trabalhos da categoria Docência foram avaliados e classificados por ter havido mais práticas submetidas (13), e também em razão das categorias Gestão e Tutoria, não terem gerado número suficiente para concorrência e classificações de 1º, 2º e 3º lugares entre os participantes. O prêmio de 3º lugar ficou com os autores de “Aprendizagem baseada em projetos: simulador de vôo IFPR” (Márcio José Kloster, Hernani Batista da Cruz, Andrel de Souza Pecete, Jair Fernando Damato, Rubens Felipe Ribeiro).

Ainda em 3º lugar, os responsáveis pela a prática “Concepções a respeito do uso de metodologias ativas como recurso da realidade aumentada” (Franciele Paola Brunoski, Luís Guilherme Gonçalves Cunha, Hernani Batista Cruz, Eloiza Aparecida Silva Ávila Matos, Romeu Miqueias Szmoski). O segundo lugar ficou com Priscila Kabbaz Alves da Costa, autora da “A resolução de situações problemas e a construção de animações com massa de modelar: a produção de vídeos na licenciatura em Matemática”. O trabalho premiado em primeiro lugar foi entregue às autoras da prática “A gamificação como proposta pedagógica em um curso de formação de professores realizado através da extensão universitária” (Beatriz Akemi Hiraiwa de Oliveira, Carmen Silvia Simão, Cristine Isabel Simão, Márcia Saraí Munhoz).

Dois trabalhos receberam prêmio de Menção Honrosa: Paulo Roberto Braga Junior, autor da prática "Cinema documental e ensino: representações de alunos do ensino médio sobre o sistema prisional" e os autores do artigo "Os diferentes conceitos sobre a Baleia Azul quando trabalhada em uma ilha de racionalidade", Eduardo de Lara Cardozo, Felipe Renato Pedron, Luís Guilherme Cunha Gonçalves, Eloíza Aparecida Silva Ávila Matos, Awdry Feisser Miquelin.

Depois da cerimônia de premiação, aconteceu o lançamento do livro “Ciências Sociais Aplicadas: cotidiano e representações”, organizado por Alfredo César Antunes, Constantino Ribeiro de Oliveira e Eliane de Fátima Rauski. Para encerrar, os convidados participaram de um coquetel e, na sequência, os professores Ricardo Vieiralves de Castro e Marcelo Henrique da Costa, autores do capítulo do livro intitulado “Cotidiano e Psicologia Social: sobre os desafios contemporâneos da pesquisa e da teoria em psicologia social”, proferiram palestra sobre o assunto.

COMISSÃO AVALIADORA

A comissão responsável pela avaliação dos trabalhos inscritos no 6º Prêmio de Inovações Educativas e Ensino Virtual foi composta pelos docentes Claudia Cristina Muller, assessora na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretária de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR); Joselí Daher Vieira, professora formadora do Curso de Licenciatura em História, foi membro atuante do Plano Inovador de Capacitação do NUTEAD (PIC); Marli de Fátima Rodrigues, lotada no Departamento de Pedagogia da UEPG; e Reinaldo Afonso Mayer, professor do Departamento de Informática e foi membro atuante do Grupo do PlC/NUTEAD.