Especialização em Gestão Pública EaD inova na apresentação de TCC

2 DE OUTUBRO DE 2018

Pela a primeira vez o curso de Especialização em Gestão Pública/EaD, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em novo formato. Os alunos, oriundos dos polos presenciais de Ponta Grossa (157), Bandeirantes (65) e Arapongas (36), apresentaram seus trabalhos acadêmicos expostos em banners perfilados, no último sábado (29) e domingo (30), no período da tarde (14h às 17h) no Centro de Convivência do campus Uvaranas da UEPG.

O coordenador de TCC, Fábio Gomes da Silva, acredita que “pela quantidade considerável do número de alunos, seria impossível fazer esta apresentação da forma tradicional”. Durante a apresentação, professores organizados em duplas avaliaram os artigos científicos desenvolvidos pelos alunos desde o mês de maio deste ano. Nos banners continham as principais informações, tais como, problematização, justificativa, objetivos geral e específico, referencial teórico, metodologia, resultados obtidos, conclusões e recomendações.

Para Rubia Carla Maier Biscaia, uma das professoras integrantes da banca examinadora, a experiência de avaliação presencial neste formato foi válida. “Muitos alunos contaram que estavam se sentindo não só empolgados com a apresentação, mas também valorizados pelo fato de poderem demonstrar o conhecimento que haviam produzido e por terem a chance de conhecer os professores do curso e orientadores”, destaca.

As apresentações nas demais localidades foram realizadas nos polos de apoio presencial. Conforme o O coordenador de TCC, na modalidade EaD os trabalhos acadêmicos são entregues com antecedência, avaliados e, na sequência, recebem notas. “Em casos de reprovação, isto é, o aluno que não obtém a nota 7,0 [padrão UEPG], ele tem chance de reapresentar o trabalho, marcada para o próximo dia 20 de outubro”, conta Silva. As produções tem como resultado pesquisas nas áreas de planejamento, políticas públicas, legislação pública, entre outros, tanto em órgãos públicos ou empresas privadas. Para encerrar, os alunos promoveram um coquetel.