“Gamificação na sala de aula” marca o Fórum de Licenciaturas da UEPG

5 DE OUTUBRO DE 2018

A palestra “Gamificação na sala de aula”, proferida pelo o professor da Universidade de Brasília (UnB), Wander Cleber Maria Pereira da Silva, marcou o Fórum de Licenciaturas realizado na última quarta-feira (03), no Cine Teatro Ópera. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente das Licenciaturas (Copelic) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve como tema nesta edição a 'Formação docente na atualidade'.

Na abertura oficial do evento, o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, ressalta o quanto valoriza as licenciaturas, tendo como meta de gestão nomear professores em cargos de destaque. Para ele, “o debate da docência na contemporaneidade é de extrema importância dadas às mudanças nos últimos 30 anos, onde vivemos uma realidade instável e um contexto de imprevisibilidade outrora certeza de muitos docentes”. Sanches Neto agradece pelo apoio do NUTEAD em transmitir o evento para os polos, onde são ofertadas as licenciaturas, reconhecendo que “a educação presencial e a distância precisam andar juntas”.

Na sequência, após a abertura oficial, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Wander Cleber Maria Pereira da Silva, dá início a sua palestra sobre “Gamificação na sala de aula”. O docente explica que ‘gamificar’ é tornar coisas tediosas em coisas motivadoras. “Quando pensamos no que motiva uma pessoa, não podemos ‘gamificar’ e continuar sendo o mesmo professor; precisamos estar preparados e atentos a estas práticas que, mesmo consideradas inovadoras, premiam a meritocracia e podem adoecer alunos”, pontua Silva.

O palestrante aborda com detalhes a respeito do modelo mais conhecido de design de gamificação centrada no ser humano e que apresenta oito unidades centrais para a motivação humana desenvolvidas por Yu-Kai Chou: o Octalysis. “Estamos muito condicionados a pensar que gamificar está diretamente ligado à tecnologia. Na verdade, quando adequamos os conteúdos sem a criação de regras complexas e mudamos as atitudes em sala, podemos  motivar nossos alunos até com um elogio”, destaca Silva.

A décima primeira edição do Fórum das Licenciaturas promoveu no início da tarde uma mesa temática que tratou da 'Formação docente na atualidade: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)', com os professores Carlos Eduardo Sanches e Jefferson Mainardes. Na sequência, os professores da rede publica de ensino Márcia da Silva Batista (Escola Municipal Kamal Tebchrani), Tania Regina Paintner Marques e Willian Samuel Santana da Roza (Colégio Estadual José Elias da Rocha) relataram suas experiências em sala de aula e realizaram uma atividade de relaxamento. O evento reuniu professores e alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.