Farmacêuticos do Hemepar iniciam gravação de videoaulas no NUTEAD

18 DE OUTUBRO DE 2018

As videoaulas para o curso de especialização (lato sensu) em Hemoterapia, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na modalidade a distância, começaram a ser gravadas, na manhã de hoje (18), no estúdio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD). A oferta do curso é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Desde a visita da equipe do Hemepar, em maio deste ano, os responsáveis pela a produção de audiovisual do NUTEAD tem ido a Curitiba acompanhar e gravar cenas da rotina da instituição. Na ocasião, o Hemepar conheceu a estrutura, funcionamento da plataforma virtual (AVA) e obteve informações sobre a produção das videoaulas. Hoje, os farmacêuticos Milton Augusto Túlio, Anália Machado e Adriana Araujo Buchmann, iniciaram a gravação do conteúdo teórico para o primeiro dos 19 módulos referentes a 23 disciplinas do curso.

Conforme a chefe da divisão de Pesquisa Técnica e Científica do Hemepar, Kátia Teixeira de Meiroz Grilo, o módulo um trata do Processamento do Sangue e Controle de Qualidades de Hemocoletas de Imagens. Ainda segundo ela, é a primeira experiência do Hemepar com a modalidade EaD. Para a farmacêutica Adriana foi “mais fácil do que se imaginava, pois a equipe de audiovisual do núcleo é sempre bastante solícita”.

O produtor de vídeo do NUTEAD, Athon Namur Gallera, explicou que a base para uma boa videoaula é ter um bom texto. “O núcleo dispõe de um excelente aparato tecnológico para produção, gravação e edição de conteúdo, mas o texto escrito, anteriormente, pelo professor é o que vai garantir a fluência frente à câmera na hora de transmitir o conhecimento ao aluno sem que ele perca o interesse”, enfatiza.

O curso de Especialização (lato sensu) em Hemoterapia está sob a coordenação técnica do farmacêutico Bruno Ribeiro Cruz. Teve início em março e a programação prevê aulas mistas, utilizando o método presencial e de educação à distância onde são abordados temas como imunização; políticas públicas para a área; detecção de infecções; triagem e coleta de sangue de doadores; gerenciamento de estoques, entre outros assuntos. É a segunda vez que o curso está sendo apresentado. A primeira edição aconteceu em 2013 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e nas unidades da Hemorrede de Maringá, Londrina e Curitiba.